A proibição do uso de telemóveis nas escolas...
Voz às Bibliotecas
2019-05-23 às 06h00
Neste espaço que hoje me está reservado vou aproveitar para partilhar alguns eventos e iniciativas desenvolvidas mais recentemente pela Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, de Vila Nova de Famalicão. Assim, e assumindo-nos como uma biblioteca viva e ativa, que procura todos os dias, e a cada dia, concretizar a sua principal missão de difundir o livro e a leitura, começo pela 10.ª Semana da Leitura das Bibliotecas de Vila Nova de Famalicão que decorreu de 11 a 16 de março e que envolveu todas as bibliotecas do concelho de Vila Nova de Famalicão, num total de 34 bibliotecas. O programa, que teve como principal objetivo despertar as comunidades para a importância do livro e da leitura para o desenvolvimento do ser humano, criando novos leitores e fomentando o hábito da leitura, foi diversificado e pretendeu atingir todos os públicos. Feiras do livro, encontros com escritores, oficinas, apresentações de livros, dramatizações e leituras criativas foram algumas das atividades concretizadas.
Do programa cultural da Semana da Leitura destaco o evento Famalicão a LER, uma iniciativa de cariz simbólico mas significativa, que envolveu em simultâneo as escolas, instituições, autarquia e rádios locais, entre outras organizações. Com a iniciativa Famalicão a LER, pretendeu-se que durante breves minutos todos os famalicenses interrompessem os seus afazeres para disfrutarem de um momento de pausa para a leitura, fosse ela de um livro, de um jornal ou de uma revista. O particular envolvimento das rádios locais, nomeadamente a Rádio Cidade Hoje e a Rádio Digital, permitiu ampliar esta iniciativa no território famalicense, transportando a leitura para o domínio público e coletivo e potenciando, ainda mais, a promoção do livro e da leitura. Já em abril, e no período de 23 a 28 de abril, com o propósito de comemorar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco levou a efeito mais uma edição do evento Maratona da Biblioteca, que, este ano, decorreu dentro e fora de portas da biblioteca. Do programa da Maratona da Biblioteca destaco o fim-de-semana, 27 e 28 de abril, em que nos instalamos na Praceta Cupertino de Miranda, bem no centro da cidade, com um programa cultural dirigido às famílias, onde esteve presente a contadora de histórias Cláudia Pinheiro, uma narradora itinerante que dinamiza sessões de contos para crianças com recursos narrativos em tecido, executados por si. Nas suas sessões apresenta canções, histórias e lengalengas que despertam o gosto pela leitura, pela música e que cultivam o valor do respeito pela natureza e pelas diferenças humanas.
No dia 28 recebemos a iniciativa ‘Histórias para sonhar’, com o conto ‘A fada Oriana na floresta da menina do mar’, uma atividade organizada e dinamizada pelo projeto artístico ‘O Som do Algodão’ que, partindo das personagens do universo de Sophia de Mello Breyner Andresen, abre a porta a encontros inusitados entre histórias aparentemente distantes. Lado a lado com a narração teatralizada da história, a música é um cúmplice incessante. Ainda em abril, a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, em representação de todos os municípios que integram a Comunidade Intermunicipal do Ave realizou a Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura, onde participaram 98 alunos oriundos de Cabeceiras de Basto, Fafe, Guimarães, Mondim de Basto, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão e Vizela. Os alunos participantes foram sujeitos à realização de uma prova escrita, eliminatória, sobre as obras que estavam a concurso e, posteriormente, a uma prova oral que compreendia uma prova jogo, uma prova de leitura expressiva e uma prova de argumentação.
No final da realização de todas estas eliminatórias, o júri da prova, José Moreira da Silva, Ivone Gonçalves e Rui Festa anunciaram o nome dos 8 alunos vencedores, 2 por cada ciclo, que seguirão à fase final do Concurso Nacional de Leitura, a Fase Nacional. Os alunos vencedores do 1º CEB foram Margarida Nunes Maia, de Vila Nova de Famalicão e Sofia Romero Navarro, de Guimarães; do 2º CEB Clara da Costa Meira, de Guimarães e Margarida Clara Lemos, de Fafe; do 3º CEB Gonçalo Fortunato e Pedro Silva, ambos de Guimarães e, por fim, do Ensino Secundário, Lígia Gomes Fernandes, de Guimarães e Diogo Miguel Pereira, da Póvoa de Lanhoso. Parabéns aos vencedores que estarão presentes na final nacional do Concurso Nacional de Leitura 2019 e que terá lugar a 25 de maio, no Altice - Fórum Braga. Por agora é tudo… até breve!!
10 Julho 2025
26 Junho 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário