Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +

Ler em papel é que é bom

Transparência na gestão da coisa pública

Ler em papel é que é bom

Ideias

2019-02-26 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

Provavelmente muitos já viram uma imagem - dizem caricatura - que anda pela internet e que nos mostra uma avó a oferecer uma prenda ao neto no dia em que este faz anos. O jovem desembrulha a prenda e recebe um livro... olha, torna a olhar, apalpa por todos os lados, vê ao detalhe e depois vira-se para a avó e pergunta: “Mas onde é que isto se liga?”. Parece uma caricatura, mas não é. Parece mentira, mas é verdade. Hoje em dia muitos jovens não pegam num livro, num jornal ou numa revista, em papel, para ler... tudo é assimilado através do computador, do telemóvel ou do tablet...
E agora a novidade está na leitura que deve ser feita, de preferência, em papel.
Afinal o papel é mais importante daquilo que muitos pensam... É que, segundo um estudo da Universidade de Valência (Espanha), “ler em papel é mais eficaz do que ler em formato digital”. Este estudo, divulgado ontem pelo jornal ‘Público’, justifica porque é melhor ler em papel: “os investigadores chegaram à conclusão de que existe uma ‘superioridade do papel’ - quando se lê em papel, a compreensão do que é lido é maior, ao contrário do que acontece quando o mesmo conteúdo informativo é lido em ecrãs. E, para surpresa dos cientistas, isto é sobretudo flagrante em crianças, o que exige uma reflexão política sobre os métodos de ensino que devem ser utilizados nas salas de aula”.
Este estudo e a reportagem da Cláudia Carvalho Silva vale uma boa e atenta leitura. Afinal, o paradigma do ensino pode vir a mudar novamente... e este estudo intitulado ‘Não se livrem dos Livros Impressos’, publicado em Novembro de 2018 na revista ‘Educational Research Review’, deixa-nos a pensar!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho