Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

Ler, ler, ler...

A responsabilidade de todos

Ler, ler, ler...

Voz às Escolas

2021-06-21 às 06h00

Maria da Graça Moura Maria da Graça Moura

Aproximam-se dias de descanso escolar, uma pausa letiva ao fim de mais um ano de intensas experiências, de pausas e avanços, de inúmeras análises e reflexões antevendo o prejuízo nos percursos educativos das futuras gerações.
Poderemos evitar desastres educativos, superar, avançar? Sem sobrecarregar as nossas crianças, os nossos jovens, poderemos recuperar o tempo perdido?
Sem dúvida! Ler, ler, ler, ….., é garantia de superação.
A escola André Soares é uma Escola aLer+ desde 2010, integrando esta rede por um conjunto variado de boas práticas de promoção de leitura, transversal a todo o agrupamento, em que todos os grupos disciplinares assumem a sua responsabilidade e colaboração em atividades nesse âmbito.
Uma Sala, um Escritor foi a primeira iniciativa que nos empurrou para dinâmicas leitoras e, consequentemente, deu origem a uma candidatura de ideias de mérito da Rede de Bibliotecas Escolares com um projeto de leitura, em desenvolvimento há sete anos consecutivos - Todos @ Ler.
São três as dimensões de grande destaque no Agrupamento, que envolvem um conjunto variado de iniciativas: aLer+ na escola, aLer+ em família e aLer+, porque sim.
Em formato de clube de leitura, com vários alunos, desenvolvemos atividades presencialmente, este ano também à distância, durante o confinamento; aLer+ nos tabletes, promovendo a compreensão leitora. E o trabalho de casa para os mais pequeninos (TPC) ao fim de semana, reduz-se apenas a uma tarefa - ler.
Serões de leitura, Leituras em Vai e Vem para as crianças dos jardins de infância e primeiro ciclo, Cinco minutos aLer+ todos os dias, Já sei ler e Conto com a família com a participação dos pais que vão à escola para ler uma história, juntamente com o filho.
A Semana da Leitura, um ponto alto deste querer do Agrupamento - todos a ler muito - pretende envolver as famílias. A abertura da Semana da Leitura, em toda a organização, é feita por um elemento da comunidade educativa, um encarregado de educação que, em sala de aula, lê um poema e uma mensagem de incentivo à leitura.
Desenvolvemos, e mantemos em bom funcionamento, um blogue onde os alunos escrevem e partilham as apresentações dos livros lidos - Eu li e gostei.
Nos cafés e nas ruas, apenas com alguma reserva nos dias de confinamento, aLer+ em todo o lado é uma atividade de grande envolvimento, principalmente pelos alunos que fazem leitura e distribuição de poemas pelos cafés e ruas. Ansiamos ainda pela garantia de segurança de Saúde Pública para revitalizar (com participação presencial) a Marcha pela Leitura, esta com a participação de um elevado número de alunos do Agrupamento, a Semana dos Afetos, a Semana da Cultura Cientifica, a Semana aLer+ em Liberdade,…
Falamos de atividades de leitura que apoiam o currículo, que desenvolvem competências de leitura e escrita, que promovem a ocupação sadia dos tempos livres, que equilibram as emoções…., às quais toda a comunidade adere com agrado e empenho, garantindo o envolvimento dos alunos.
Queremos semear, queremos sensibilizar, queremos que os alunos desenvolvam este gosto pela leitura, acreditando que esta atividade representa um fator essencial para recuperar dos efeitos negativos, muito deles garantidamente herança destes dois últimos anos de pausas, de receios, de medos.
Umas boas férias, com muitas e boas leituras!

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

14 Março 2024

Para que conste...

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho