Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +

Ler nas pausas, verão, com férias ou não

Reciclar o Natal!

Ler nas pausas, verão, com férias ou não

Voz às Bibliotecas

2024-07-11 às 06h00

Aida Alves Aida Alves

Neste período de verão, cortamos uma fatia do nosso tempo diário para ler um pouco mais? Um exercício de enriquecimento intelectual, um mergulho na nossa língua, nos nossos autores portugueses, para estar mais informado, ou emparelhar com personagens de uma qualquer história ficcionada ou não.
Todos trazemos uma bagagem cultural, com maior ou menor prática leitora. Carregamos connosco gostos pessoais e, por vezes em família ou entre amigos, partilhamos títulos, assuntos, revelando os nossos desafios de leitura, para consumo em tempo de repouso. Duma paleta grande e variada de ofertas bibliográficas, por vezes não sabemos por onde começar. Se pelas novidades editoriais, fresquinhas a sair, ou por livros que andamos para ler há muito tempo, ou a releitura de bons clássicos. Certo é que o mais importante de tudo é pegar num livro (ou eReader) e ler.
Se gosta de textos com pendor mais biográfico, tem nas novidades de 2024 o livro “Fortuna, Caso, Tempo e Sorte: Biografia de Luís Vaz de Camões”, de Isabel Rio Novo. Pode ler-se na sinopse da editora “Quem foi o homem antes da lenda? Que circunstâncias da sua vida levaram a que se tornasse um mito? Antes de ser convertido em símbolo da nacionalidade ou em paradigma do poeta genial, Luís Vaz de Camões foi quase tudo quanto um homem podia ser no tempo em que viveu. Um estudioso e um humanista. Um sedutor que perseguiu amores proibidos.” Relacionado ainda a Camões que este ano completa os 500 anos de nascimento, temos outra obra escrita recentemente por Frederico Lourenço “Camões – uma antologia” (Quetzal, 2024), onde se dedica a “explorar, com elementos novos, a velha questão da presença clássica na obra camoniana, não deixando de enfrentar o problema de como lê-la à luz das mentalidades contemporâneas.” Continuando ainda nas biografias, podemos conhecer melhor uma grande mulher que se destacou no período do antes do 25 de Abril. O livro “A Desobediente: Biografia de Maria Teresa Horta”, de Patrícia Reis. Este livro retrata a história da jovem “A menina que haveria de ser poetisa vê a morte de perto quando ainda mal sabe andar, sobrevive às depressões da mãe, chegando mesmo a comer uma carta para a proteger. É dura e injustamente castigada e as cicatrizes hão-de ficar visíveis toda a vida, de tal modo que a infância e a adolescência de Maria Teresa Horta explicam quase todas as opções que tomou.” Uma das autoras d’ “As Três Marias” e uma das Marias das famosas «Novas Cartas Portuguesas». A biografada foi uma das mulheres que se destacou na sociedade portuguesa com intensa atividade política no pré e no pós-25 de Abril. Podemos ainda visitar na classe das biografias: “Biografia José Saramago”, de João Marques Lopes; Ilustração Lucy Pepper; “Amália - A Biografia”, de Vítor Pavão dos Santos; e também da atriz “Marilyn - Uma Biografia”, de María Hesse.
Uma obra recente e de interesse informativo é a “A Última Lição de Manuel Sobrinho Simões”, escrito por Luís Osório. “Manuel Sobrinho Simões defende que, do ponto de vista da evolução, nunca houve um animal tão eficiente e, em simultâneo, tão desgraçado como nós. Mas o homem que tem medo de animais e adora plantas, porque não chateiam, o homem que diz não ter relação com Deus mas ser quase crente, considera-se biológico em excesso.” Sobrinho Simões, médico, professor emérito da Universidade do Porto, especialista em diagnóstico e investigação em cancro com ênfase em oncobiologia e cancro da tireoide. Fundador e diretor do IPATIMUP desde a criação em 1989. Fundador do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S).
Na poesia, podemos repescar a “Biografia do Mundo” de Luís Carmelo, composto por um conjunto de dez cantos poéticos que propõe uma viagem pelos grandes marcos e lapsos das itinerâncias humanas ao longo da sua história. Assim como o livro “50 Anos de Poesia: Antologia Pessoal (1972-2022)”, de Nuno Júdice, um livro que traduz o melhor do percurso literário deste poeta. Também o livro “Poesia Reunida” de João Luís Barreto Guimarães, ou poemas ligados ao tema do 25 de Abril de 1974, “Abril, Terra de Amar”, escritos por Artur Coimbra, reunidos e editados pela Editora Labirinto. Para os mais pequenos, sugerimos uma leitura alegre e quase cantada dos poemas de duas autoras de Braga, Olívia Marques (texto) e Patrícia Ferreira (ilustrações, obra “Poemas de Calções”, publicada pela Editora Morfema.
E se tentássemos neste verão explorar mais as obras dos autores de Braga que têm obras editoriais de qualidade? A descobrir: “Quem sai aos seus é dos meus”, de Pinto de Matos, ou ”O acossado” de António Coimbra, ambos edições Morfema. Assim como “Frank Colmi”, “Bons desejos” ambas da autoria de José Miguel Braga, com edições Húmus (2024, 2023). Em breve a vir a público "A vanglória do Abade de Soutelo", romance de Francis-co Vieira da Silva, pelas Edições Morfema.
Livros infantis em sugestão: “Dona Linguaruda” de Pedro Seromenho e Ricardo Ladeira, “As galochas vermelhas” de Pedro Seromenho, ilustração Rachel Caiano, “O Canto da Serra-Mãe” de Estefânia Surreira (texto) e Dina Sachse (ilustrações), todos publicados com a chancela da Paleta de Letras.
Muitos livros, muitas ofertas que pode-rá procurar nas livrarias ou nas bibliotecas.
O importante é ir na onda da leitura neste verão. A associar a este conjunto de títulos de livros, poderá ainda aceder via digital à plataforma PRESSREADER (https://www.pressreader.com), subscrita em 2024 pela Comunidade Intermunicipal do Cávado, para os leitores das bibliotecas de leitura pública (Amares, Barcelos, Braga, Esposende, Vila Verde).
Basta ser leitor inscrito numa destas bibliotecas públicas, para aceder a mais de 7.000 títulos de publicações de todo o Mundo, em várias áreas temáticas. Recordamos que para o registo de leitor nas bibliotecas é gratuito. Aproveite e leia muito mais neste verão.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Bibliotecas

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho