Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +

Ler para crescer...

Aprender, ler, escrever

Ler para crescer...

Voz às Escolas

2024-04-11 às 06h00

Artur Monteiro Artur Monteiro

Os Planos de Ação para a Leitura (PAL) são uma proposta do Plano Nacional de Leitura para fazer face às dificuldades de leitura identificadas e tipificadas em cada contexto educativo, no âmbito das literacias e dos hábitos de leitura. Estes são programas trienais que visam o desenvolvimento estratégico de planos de leitura nos Agrupamentos de Escolas (AE), em Portugal Continental e têm como principais objetivos:
a) Combater fragilidades de leitura reconhecidas em estudos internacionais e nacionais e na avaliação realizada pelas Escolas sobre a sua comunidade;
b) Desenvolver uma estratégia de intervenção em leitura sustentada no diagnóstico concreto sobre leitura em cada AE que vá ao encontro de necessidades específicas;
c) Desenvolver comunidades leitoras com identidade própria, em que a Escola é o Centro, envolvendo todos os agentes educativos.
Em sede de candidatura própria, o nosso Agrupamento foi um dos 15 selecionados, a nível nacional, para desenvolver este projeto na área da leitura, beneficiando de uma verba para a sua implementação.
Neste seguimento foi formada uma equipa de trabalho, constituída pela coordenadora das bibliotecas escolares, por um representante da direção, pelas coordenadoras de Departamento da Educação Pré-escolar, do 1ºCiclo e de Línguas, pelos subcoordenadores de grupo de Português, do 2º e 3º Ciclos, pela coordenadora de projetos e por técnicas especializadas (psicóloga e terapeuta da fala).
O arranque do projeto foi oficializado, em sede de reunião, em Lisboa, com a apresentação dos agrupamentos selecionados pela qualidade dos seus projetos e a assinatura do protocolo. Seguiu-se um estudo diagnóstico para avaliação dos hábitos de leitura, no seio da comunidade educativa (alunos, professores, encarregados de educação, assistentes técnicos e técnicos especializados), o qual foi apresentado na segunda reunião, na escola sede, com a presença da equipa do Plano Nacional de Leitura (PNL) e do Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) e a participação de representantes da autarquia local (Município e Juntas de Freguesia), da biblioteca municipal, das associações de pais e encarregados de educação e dos docentes dos vários ciclos de ensino, com um caráter formativo e de partilha de experiências e boas práticas.
A construção do Plano de Ação segue em bom ritmo, contemplando as diretrizes que nos foram apresentadas, valorizando o envolvimento da família, a assunção da leitura como instrumento de obtenção de conhecimentos e saberes, aumentando o desempenho dos alunos, facilitando os processos dos professores e promovendo a igualdade de oportunidades e oferta aos discentes. Neste processo foi solicitada a participação ativa dos alunos e dos encarregados de educação, na identificação e proposta de ações concretas neste âmbito.
Analogamente, ao nível do Pré-escolar e 1.º Ciclo, os encarregados de educação foram convidados, durante a Semana da Leitura e, ao longo do mês de março, a participar na leitura de uma história, à sua escolha, em articulação com o Projeto Ler+ em Família, tendo sido bastante participado. Com caráter transversal, a todos os ciclos, desde o Pré-escolar ao Ensino Profissional, é promovida, ainda, a iniciativa “10 minutos a ler”, desenvolvida em contexto de sala de aula.
Numa primeira avaliação das ações realizadas, constatou-se um aumento significativo no empréstimo domiciliário de livros, um empenho denodado e uma participação considerável, por parte de todos os intervenientes. Dão-se passos largos e bem estruturados na prossecução dos objetivos a que nos propomos com este projeto, reforçando a importância que a leitura tem no processo de aprendizagem dos alunos, na sua afirmação e crescimento integral e global, na participação de múltiplos intervenientes, partilhando responsabilidades e esforços. Seguimos confiantes que “só a leitura, forma leitores”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho