Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +

Limpeza das florestas

A saia comprida

Limpeza das florestas

Ideias

2019-03-07 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

A campanha que está a ser feita pelo Governo, através da Autoridade Tributária e Aduaneira, em relação à limpeza das florestas, e numa ajuda directa à Autoridade Nacional de Protecção Civil, tem de ser elogiada. De facto, por todos os meios são feitos alertas para que se limpem as florestas. Até um simples e-mail invade todas as caixas de correio para lembrar isso mesmo. Bem feito. E porque é bem feito, também não é menos verdade que é importante relembrar alguns dos avisos feitos já que é da responsabilidade de toda a sociedade contribuir para a preservação da floresta, o com- bate aos incêndios, a protecção de bens e populações e a salvaguarda de vidas humanas. Por isso, é preciso cumprir as normas e restrições em vigor. Até 15 de Março é obrigatório fazer uma faixa de protecção:
De 50 metros à volta das casas, armazéns, oficinas, fábricas ou estaleiros;
De 100 metros à volta das aldeias, parques de campismo, parques industriais, plataformas de logística e aterros sanitários.
Corte os ramos das árvores até 4 metros acima do solo e mantenha as copas afastadas pelo menos 4 metros umas das outras (10 metros no caso de pinheiros e eucaliptos).
Corte árvores e arbustos a menos de 5 metros da edificação (estão excluídas árvores de fruto e árvores protegidas) e impeça que os ramos se projectem sobre o telhado.
Nos jardins devidamente mantidos e nas áreas agrícolas (excepto se estiverem em pousio ou forem pastagens permanentes) não é necessário fazer a limpeza da vegetação.
Se não tratar bem das nossas florestas, poderá pagar coimas bem pesadas.
Acha que vale a pena?
Vamos é todos tratar bem das nossas florestas, porque estamos a tratar bem o planeta e as vidas humanas.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho