Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Livro Branco

Sem Confiança perde-se a credibilidade

Ideias

2017-03-03 às 06h00

Paulo Monteiro

A Comissão Europeia apresentou, na quarta-feira, o Livro Branco sobre o futuro da Europa e que constitui o seu contributo para a Cimeira de Roma, que se realiza a 25 deste mês. Este livro traça cinco cenários diferentes para a evolução da União Europeia até 2025 em função das escolhas que esta vier a fazer. O presidente da Comissão, Jean-Claude Juncker, afirmou mesmo que “o futuro da Europa está nas nossas próprias mãos” e relembrou que os fundadores da Europa, há 60 anos, “optaram por unir o continente pela força da lei e não pela força das armas”. E, no fundo, só podemos orgulhar-nos de tudo o que tem sido feito desde então, onde a paz duradoira foi, sem dúvida, a grande conquista.

Agora são traçados cinco cenários: Assegurar a continuidade; Restringir-se ao mercado único; Fazer “mais”, quem quiser fazer “mais”; Fazer “menos” com maior eficiência; Fazer muito “mais” todos juntos...
No fundo, a Comissão não dá respostas. Faz perguntas para os políticos e responsáveis dos 27 responderem e, mais importante, responsabilizarem-se sobre o futuro da União Europeia. Iremos, certamente, ouvir falar ainda muito nos próximos tempos deste Livro Branco. E, o importante, era, para já, os 27 entenderem-se sobre a Declaração de Roma. Era um bom início. Um bom princípio.

Era bom que, no próximo dia 25 de Março, no 60.º aniversário da fundação da Comunidade Económica Europeia, todos chegassem a acordo de que esta união de países, que representa cerca de 7% da população mundial, e invejada pelo resto do Mundo (é aqui que está 55% de toda a acção social do planeta)... não acabe. Façamos todos um bocadinho por isso. Todos nós merecemos dormir tranquilos e... em paz!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.