Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +

Lixo: os bons exemplos de Braga e Viana do Castelo

Transparência na gestão da coisa pública

Lixo: os bons exemplos de Braga e Viana do Castelo

Ideias

2019-01-31 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

Braga e Viana do Castelo continuam a dar boas notícias no que à recolha e reciclagem do lixo diz respeito. Esta semana foram divulgados os números e as notícias não podiam deixar de ser as melhores, continuando na senda dos bons hábitos e das boas práticas de anos anteriores.

A Braval - que abrange os concelhos de Braga, Amares, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Vila Verde - recolheu em 2018, 17.242 toneladas de resíduos recicláveis, só nos ecopontos, o que representa um aumento de 8% em relação a 2017. E aqui, o maior destaque vai para a recolha do papel e cartão que aumentou 11%, com 7.658 toneladas. E os restantes números dão garantias de que no Minho o trabalho da população está a ser bem feito e cada vez há mais aderentes na recolha selectiva. A Braval felicitou mesmo a população que tem contribuído para estes resultados. “2018 foi mais uma vez um ano extraordinário”. As palavras são de Pedro Machado, director-executivo da Braval.

Em Viana do Castelo as notícias são excelentes porque o concelho bateu no ano passado também recordes na separação do lixo para reciclar, com mais de 5.271 toneladas. Aqui também o papel e cartão foi o material que apresentou a evolução mais positiva registando um crescimento de 16%. Para a autarquia, e tal como referimos na edição de hoje, estes valores representam um recorde absoluto já que os vianenses nunca tinham ultrapassado a barreira das cinco mil toneladas de material enviado para reciclagem. Por isso só nos podemos sentir orgulhosos deste números. O Minho é mais uma vez noticiado pela positiva, com mais bons exemplos.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho