Correio do Minho

Braga,

‘A História da 'Bola' em Braga’

Amigos não são amiguinhos

Correio

2010-12-20 às 06h00

Leitor

Sendo um verdadeiro interessado na história do Sporting Clube de Braga, não pude deixar de estar presente na recente apresentação do livro ‘A História da Bola em Braga’.
Depois da leitura do mesmo, quero publicamente elogiar o enorme trabalho de pesquisa efectuado pelos autores. E quão difícil e paciente é procurar documentos numa Biblioteca tão rica como a de Braga

A ‘nova’ data mencionada, deixou-me surpreendido e penso que o mesmo sucederá com os outros leitores, pois fica aqui uma dúvida pertinente suscitada pelas notícias publicadas no ‘Echos do Minho’ no ano de 1914, inclusive com a composição dos Orgãos Sociais do Sporting Clube de Braga.
Será que o início da 1ª Grande Guerra, começada nesse ano, terá impedido a concretização da fundação oficial do clube?

Uma outra grande dúvida se nos coloca, pois revistas comemorativas de aniversários do clube, indicam 1919 como sendo o ano da sua fundação e não 1921 como sempre tem sido comemorado. A escritura pública é que se terá realizado neste último ano?
A História é actualizada diariamente com factos e documentos comprovados.
Portanto, aqui fica um repto aos actuais Orgãos Sociais, em especial à Direcção, para pensar em toda a documentação agora posta ao nosso dispor e se chegar a uma decisão conclusiva.

Antes de terminar, gostaria de manifestar o meu orgulho de ser associado e ter sido dirigente dum clube, que teve entre os seus fundadores Celestino Lobo. Um homem humilde, de forte carácter, perseverante e capaz de ter tão bem desempenhado todas as suas funções profissionais e desportivas, como agora me foi possível tomar conhecimento neste tão oportuno livro.
Que os verdadeiros bracarenses o adquiram é o meu desejo, para que os autores ganhem coragem para continuarem a escrever sobre a História do clube. Até porque agora é mais acessível, pois há muitos mais documentos e história viva que poderá ser contada.
Este é o meu segundo repto.

Texto enviado por Luís Sousa

Deixa o teu comentário

Últimas Correio

08 Outubro 2017

A Cidade Inteligente

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.