Correio do Minho

Braga, terça-feira

‘Maria da Fonte’: Património Cultural Imaterial da Humanidade

Dar banho às virgens

Ideias

2017-07-18 às 06h00

Paulo Monteiro

Mais uma etapa cumprida: o jornal Maria da Fonte (do Grupo Arcada Nova e de que fazem ainda parte o jornal Correio do Minho e a rádio Antena Minho) faz parte dos 31 jornais centenários que, na passada semana, estiveram em Bruxelas, no Parlamento Europeu, numa exposição onde mostraram toda a sua história e onde foram convencer os eurodeputados portugueses que querem ser Património Cultural Imaterial da Humanidade.
Esta candidatura à UNESCO, encabeçada pela Associação Portuguesa de Imprensa (API), onde o seu presidente, João Palmeiro, é um dos mais entusiastas e trabalhador, tem como objectivo preservar um património tão pessoal e tão nacional como é este da história dos jornais centenários.

A primeira etapa foi dada no dia 25 de Abril, quando o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, distinguiu a API e os jornais centenários. A segunda etapa foi dada agora com os jornais a serem expostos no Parlamento Europeu e a serem homenageados pelos eurodeputados. Aqui, desde a primeira hora, tivemos como ‘padrinho’ o eurodeputado José Manuel Fernandes, que foi incansável para que esta exposição centenária fosse uma realidade no coração da Europa, para além de ter dado, desde a primeira hora, o seu apoio a esta iniciativa e a esta candidatura. E mais: desafiou os jornais para a criação de um projecto piloto que tenha em conta a promoção dos valores da União Europeia.

Esta atitude e este apoio do eurodeputado não nos surpreende, já que o conhecemos bem e conhecemos o excelente trabalho que ele faz em prol do Minho, do país e da Europa. Os directores dos outros jornais ficaram surpreendidos e não faltaram elogios. Mais uma vez, José Manuel Fernandes mostrou a sua classe. Parabéns por isso.

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

13 Novembro 2018

Braga Capital

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.