O caso da Procuradora que mandou vigiar jornalistas
Ideias
2017-11-17 às 06h00
Faz hoje 15 anos que o petroleiro liberiano ‘Prestige’ se afundou no Oceano Atlântico, ao largo da Galiza, seis dias depois de ter sofrido uma avaria durante uma tempestade. Foi o maior desastre ambiental da Península Ibérica. No interior deste petroleiro, construído em 1976 e com pavilhão das Bahamas, estavam 77 mil toneladas de crude. Durante cinco dias, viveu-se uma extrema agonia com o crude a ser derramado e a alcançar a costa. A maré negra chegou às costas da Galiza, do sudoeste de França e do norte de Portugal. Faz hoje 15 anos que o ‘Prestige’ não aguentou e partiu-se em dois, acabando por naufragar ao largo do Cabo Finisterra. E... continuou a largar combustível até Agosto de 2003. Neste mesmo dia, foi decretada a prisão do comandante do navio, Apostolos Ioannis Mangouras, hoje com 80 anos. Surgiu rapidamente uma onda de solidariedade de toda a Espanha e de toda a Europa, com mais de 300 mil voluntários a aderirem à limpeza da costa. Só muitos anos depois é que a aparente normalidade regressou à costa da Galiza. E a justiça também chegou. Na quarta-feira, o Tribunal da Corunha fixou em 1.573 milhões de euros o montante da indemnização que o Estado espanhol deve receber dos responsáveis pela maré negra provocada pelo ‘Prestige’. Foi decidido ainda dar 61 milhões para o Estado francês. A junta da Galiza pode receber 1,8 milhões de euros pelas despesas de reciclagem do combustível. Apostolos e a sua seguradora, a britânica The London Steamship Owners Mutual Insurance Association, foram considerados os principais culpados. É bom recordar esta história. Muito se falou na altura que íamos fazer isto e aquilo. Mas... o que é que realmente fizemos em termos de prevenção desde 2002?
21 Janeiro 2021
21 Janeiro 2021
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário