Correio do Minho

Braga, quinta-feira

‘Retrato de Portugal na Europa’

Sem Confiança perde-se a credibilidade

Ideias

2017-10-23 às 06h00

Paulo Monteiro

A Pordata, a base de dados estatísticos da Fundação Manuel dos Santos, acaba de editar ‘Retrato de Portugal na Europa’. Um excelente documento onde podemos ver um resumo de indicadores sobre 11 áreas da sociedade: População; Rendimento e condições de vida; Educação; Saúde; Emprego e mercado de trabalho; Protecção Social; Macroeconomia; Ciência e tecnologias; Ambiente, energia e território; Turismo e Transportes.

Aqui ficamos a saber mais sobre a Europa, os seus dados e as comparações entre Portugal e as médias da UE a 28, ou de cada um dos países que fazem parte desta grande União.
São muitos os dados. De todos eles retive três por diferentes motivos.

O primeiro tem a ver com a Taxa de mortalidade infantil, onde em Portugal é de 2,9%. A média europeia anda nos 3,6%. Dados excelentes e onde Portugal lidera. Outro dado tem a ver com o abandono escolar (entre os 18 e os 24 anos). Em Portugal a taxa é de 14,0%, enquanto que na UE a 28 é de 10,7%. Estamos piores mas... se recuarmos no tempo... em 2002 esse valor no nosso país era de 48%. Uma evolução nacional notável. Por isso há que continuar este bom caminho e atingir os valores propostos pela União Europeia até 2020 que é de 10%.

Outro dado: Saúde. Portugal tem 340 camas em hospitais por 100 mil habitantes. Na UE28 esse número é de 515. Mas em termos de médicos existe uma inversão, com Portugal a ter 461 médicos por 100 mil habitantes enquanto a média europeia é de 356. São dados que nos dão outra realidade e nos deixam a pensar. Na saúde e na educação, por exemplo, estamos muito melhor. Isto quando quase todos os dias dizemos mal do nosso sistema de saúde, ou do nosso ensino. Aqui, os números (são como o algodão)... não enganam!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.