Correio do Minho

Braga, segunda-feira

Mais amigo do ambiente (2)

Sinais de pontuação

Ideias

2018-08-16 às 06h00

Paulo Monteiro

Continuamos hoje com os bons conselhos. O ambiente agradece e, no fundo, todos nós.
Estender a roupa no exterior: a máquina de secar roupa é hoje um dos electrodomésticos mais utilizados para facilitar as tarefas domésticas, mas do ponto de vista económico, ambiental e em termos de eficácia não existe melhor alternativa do que o estendal tradicional. Aproveite o bom tempo e deixe secar a sua roupa ao ar livre. Desta forma poupa energia, contribui para que não sejam emitidos gases com efeito de estufa e, além disso, os raios ultravioletas têm um poder desinfectante dos tecidos. Só vantagens a ter em conta!
Recuperar materiais para decorar a varanda ou terraço: o bom tempo convida a usufruir de espaços, como o terraço ou a varanda. Sem gastar muito dinheiro, aproveite para dar uma nova vida aos seus móveis antigos e coloque-os no exterior. Se optar por mobiliário novo, existe já uma oferta alargada feita a partir de materiais 100% reciclados.
Separar as embalagens em casa: depois dos momentos à mesa, apenas para si ou partilhados com amigos e família, não se esqueça de colocar todas as embalagens usadas no ecoponto adequado. Por exemplo, as embalagens de take-away, que na maioria são compostas por alumínio ou plástico, devem ser colocadas no ecoponto amarelo; o mesmo destino deverão ter as embalagens de bebidas, como as latas de cerveja ou refrigerantes, as garrafas de plástico ou os pacotes de leite. Sabia que cada 100 toneladas de plástico reciclado evitam a extracção de uma tonelada de petróleo? Ou que o alumínio obtido a partir de embalagens usadas consome apenas 5% da energia necessária na produção de alumínio a partir de matérias-primas minerais?

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.