Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

Mais de 700 milhões sem electricidade

Uh Uh, os meus óculos de Sol- Novas regras balneares durante a pandemia

Mais de 700 milhões sem electricidade

Ideias

2019-05-29 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

Muitas vezes não damos valor ao que temos. Isso mesmo viu-se esta semana aquando da votação para o Parlamento Europeu. Uma total ausência e empenho pelo bem comum que é a União Europeia. Esta União que é, “mesmo com os seus problemas, a área com mais direito do Mundo”, como referiu o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no passado sábado, quando apelou ao voto. E é verdade. E é por essa razão que somos a zona do planeta mais pretendida pelo resto do mundo. Por isso é que todos querem vir para a nossa Europa, onde há paz, segurança, qualidade de vida e uma excelente segurança social, com muitos apoios…

Por tudo isto só podemos dizer que somos privilegiados. E isto a propósito de um estudo revelado esta semana feito por cinco organizações internacionais e que revela que uma em cada 10 pessoas em todo o Mundo vive sem electricidade, a maioria das quais na África subsariana. Isto significa, segundo o estudo, que 11% da população mundial continua a não ter acesso a electricidade. Traduzido por números, esta percentagem representa cerca de 770 milhões de pessoas.

Apesar da tendência ser de diminuição do número de pessoas sem acesso a energia eléctrica, as organizações chegaram ainda à conclusão de que o problema será difícil de resolver, pelo que esperam que em 2030, a quantidade de pessoas sem este bem ainda se fique pelos 650 milhões. Ainda temos muito que caminhar no mundo para que a igualdade chegue a todo o lado. Mas também aqui fica demonstrada mais uma das razões para que os africanos escolham a Europa para viver. Para além de fugirem às guerras e às ditaduras, fogem também às condições de vida desumanas... Por isso arriscam a vida para atravessar o Mediterrâneo, na esperança de encontrar na Europa um lugar melhor para viver…

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

02 Junho 2020

O PS e as presidenciais

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho