Correio do Minho

Braga,

- +

Mais escola – melhor escola

Fiel a si próprio/a

Mais escola – melhor escola

Voz às Escolas

2025-02-24 às 06h00

Maria da Graça Moura Maria da Graça Moura

Tive oportunidade de divulgar, em artigo anterior, o Dia do Agrupamento André Soares. Comemorou-se no passado dia treze de fevereiro e foi envolvente o vasto e rico programa que todas as escolas prepararam. Prepararam com tal empenho, talento, competência e dedicação! As iniciativas, as atividades, os jogos, as exposições, as performances teatrais e musicais, as danças, a poesia que enalteceu Camões e envaideceu tanto os alunos e a novidade no final das comemorações, o coro de professores e assistentes, abrilhantaram a festa dessa grande data. Toda esta diversidade cultural e artística do Sarau com um público excecional: pais, professores, alunos, assistentes, convidados... resultou da capacidade de envolvimento e da entrega que os professores e educadores manifestaram e que ultrapassa o desempenho em sala de aula. Foi desta riqueza de ações e interações vividas e experienciadas em contexto escolar, que surgiram excelentes resultados a confirmar a importância da educação não formal na construção de múltiplas aprendizagens na comunidade escolar.

De facto, o Agrupamento André Soares é um espaço educacional onde coabitam centenas e centenas de alunos de nacionalidades e culturas tão diferenciadas, provocando a emergência de mil oportunidades para provarmos que a diversidade cultural é um dos pilares fundamentais para a construção de um ambiente escolar rico e transformador. É por demais evidente que a participação de todos nas atividades não formais que a escola promove, permite a convivência e a integração social dos alunos, independentemente das suas características, necessidades, habilidades ou diferenças. Cada um traz consigo uma bagagem única, que manifesta na sua língua materna, nos costumes familiares, nas tradições celebradas, nas histórias de vidas compartilhadas... e quando sobem ao palco para celebrar um evento escolar, a coesão social agrega, e a satisfação da participação reforça o enorme potencial educativo e socializador das boas práticas inclusivas. É nestes momentos, em que todos se entregam para que o resultado final seja um sucesso, que percebemos que a comunidade escolar é parte de um todo maior e que, apesar das diferenças, há valores comuns que unem as pessoas, enraizando-se a ideia de que todos são bem-vindos e têm contributos a acrescentar.

Afinal, é na convivência com o diferente que se aprendem as lições mais valiosas sobre humanidade, empatia e convivência. É esta amplitude cedida às dimensões sociais, artísticas, desportivas, científicas, literárias, ambientais que carateriza o Agrupamento de escolas André Soares e o torna um espaço de aprendizagens plurais.
Assim fazemos jus à missão da escola pública contemporânea. Sem nos desfocarmos da qualidade dos resultados nem da promoção do mérito escolar, confirmado pela entrega, a muitos alunos, de diplomas de valor e excelência no referido Sarau, valorizamos uma escola ampla e integradora e todos os dias reinventamos novas formas de articulação entre melhor escola e mais escola.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho