Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Mais Saúde!

O Estado da União

Voz às Escolas

2013-01-28 às 06h00

Maria da Graça Moura

A oferta complementar, tornada opção por orientação do conselho pedagógico do agrupamento de escolas André Soares, procura envolver os alunos na conceção, realização e avaliação de projetos, permitindo-lhes articular saberes de diversas áreas curriculares, abordando temáticas estruturantes e promovendo a pesquisa e a intervenção em diversas áreas.

Os alunos, usando metodologias proativas, desenvolvem iniciativas concretas conducentes a uma visão integrada dos saberes, permitindo-lhes um crescimento efetivo ao nível da cidadania, integrados na cidade, compreendendo a relação do cidadão com espaços físicos, históricos e sociais; prevenindo a doença e promovendo a saúde; protegendo o ambiente, assumindo a corresponsabilidade de contribuir para a sustentabilidade do planeta; e orientando-se no tempo, abrindo perspetivas profissionais.

Assim, destinada aos alunos do sétimo ano de escolaridade, desenvolvemos uma oferta, a que chamamos +Saúde e, com a qual, pretendemos levar o aluno a conhecer os seus direitos e deveres, criando empatia na sala de aula, a definir regras para o bom funcionamento da turma e assumir o seu cumprimento, a proporcionar o debate sobre a realidade da escola, ajudando a interiorizar os princípios de uma convivência saudável que se pretende em liberdade, a inferir sobre as consequências das distorções na comunicação, a desenvolver capacidades a nível de organização e funcionamento do grande grupo, a aprender a exprimir opiniões fundamentadas, a promover o reconhecimento da saúde como um bem precioso que todos desejamos e devemos promover, a compreender a necessidade de uma alimentação equilibrada, a conhecer consequências do consumo do tabaco, álcool e outras drogas, a referir medidas pessoais de luta contra a droga, a estimular o apreço pelo seu próprio corpo e pela conquista da saúde individual, enfim, a desenvolver o sentido de responsabilidade de cada um na promoção da saúde da comunidade.

São muitas as atividades que se desenvolvem com os alunos, destacando-se a dinâmica de grupo, debates, trabalhos de investigação, palestras com encarregados de educação e outros, sempre no sentido de dotar o alunos de ferramentas que o conduzam a uma vida saudável, por escolha e conhecimento.

A par desta opção, o agrupamento continua a desenvolver o projeto PES (Promoção e Educação para a Saúde) que, em parceria com os diretores de turma do 7º ano de escolaridade (que lecionam + Saúde), tem desenvolvido atividades no âmbito de diversas temáticas que visam contribuir para a prevenção de comportamentos de risco e promoção de comportamentos saudáveis. Os alunos têm trabalhado temas relacionados com a alimentação saudável, a educação para a sexualidade e os afetos, a prevenção do consumo de substâncias psicoativas, os benefícios da atividade física, entre outros.

Importa referir a excelente colaboração dos enfermeiros da saúde escolar, da UCC Assucena Lopes Teixeira, que muito têm contribuído para o esclarecimento dos alunos e para a formação de professores do agrupamento, nomeadamente no âmbito do programa PRESSE (Programa Regional de Educação Sexual em Meio Escolar).

Queremos ser um agrupamento onde as diversas temáticas relacionadas com a saúde cheguem às famílias, para que no futuro tenhamos cidadãos cada vez mais informados e que escolhem caminhos de bem-estar e de promoção da saúde!

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

17 Setembro 2018

“Bons e maus Papeis”

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.