Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Marcelo Rebelo de Sousa: dois anos de mandato

Sem Confiança perde-se a credibilidade

Ideias

2018-03-09 às 06h00

Paulo Monteiro

Faz hoje dois anos que Marcelo Rebelo de Sousa tomou posse como Presidente da República, depois de, a 24 de Janeiro de 2016, ter ganho à primeira volta, com 52% dos votos, as Eleições Presidenciais.
Nesse dia, no seu discurso da vitória disse: é o povo quem mais ordena, e foi o povo que me quis dar a honra de me eleger Presidente da República de Portugal. Pouco tempo depois tomava posse e, a partir daí, começou também a receber a simpatia de muitos dos 48% que não votaram nele. O presidente das selfies, do optimismo, da boa disposição. Tem tentado ao máximo o entendimento entre todos e alertado para o facto de ser urgente chegar a acordos de regime alargados até às eleições do próximo ano. Nestes dois anos do seu mandato teve a comunicação social a acompanhá-lo para todo o lado e sempre atenta aos seus comentários. Durante os cerca de 700 dias que já leva do seu mandato teve três momentos em que precisou de exercer a autoridade, como o próprio disse e ontem se fez referência: a polémica sobre as declarações de rendimentos da anterior administração da Caixa Geral de Depósitos; os incêndios de 2017 e o veto às alterações à lei do financiamento dos partidos.
Está com a popularidade em cima e dificilmente será batido caso concorra a um segundo mandato. É já o Presidente do Povo. E isso nota-se numa frase que proferiu a 12 de Março de 2016: neste momento é fundamental que as pessoas se sintam próximas dos símbolos da pátria. A bandeira, o hino, o Presidente, o Palácio de Belém, mas sobretudo se sintam próximas umas das outras. A unidade é mais importante que a divisão dos portugueses.
É bem verdade. É que a união faz a força!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.