Correio do Minho

Braga,

Março no AECA

Amigos não são amiguinhos

Voz às Escolas

2014-03-24 às 06h00

Hortense Lopes dos Santos

Estamos a terminar o segundo período letivo e nada melhor que uma breve reflexão sobre o quotidiano do Agrupamento de Escolas Carlos Amarante, no que diz respeito à diversidade de acontecimentos, atividades e participações várias que envolvem os nossos alunos e professores.
Incentivamos os nossos alunos e professores a participarem em projetos que valorizam o conhecimento e a partilha de experiências, desafios registados com apreço por toda a comunidade escolar.

Constatamos que este mês de março as atividades têm sido muitas e ao destacar algumas, não queremos com isto dizer que umas são mais importantes que outras.
Nos dias 13 e 14 de março participamos com alunos de Artes Visuais e Ciências e Tecnologias, na Qualifica 2014, Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego, na Exponor, respondendo ao convite da Direção de Serviços da Região Norte da DGEstE.
Acompanhamos a participação dos alunos do ensino básico e do secundário em diversos concursos. Eis apenas alguns exemplos:

- Parlamento Jovem, que decorreu a 17 e 18 de março no IPDJ de Braga, onde discutiram e aprovaram propostas de recomendação relativas ao combate às drogas (ensino básico) e a crise demográfica (ensino secundário);
- Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, no dia 14 de março, no Fundão, com boas prestações em diferentes categorias;
- Young Business Talent, no dia 15 de março, em Lisboa, para alunos de Ciências Socioeconómicas (a primeira participação);
- Peddypaper, realizado nas ruas do centro de Braga, no dia 20 de março e no âmbito da semana da francofonia. Os objetivos da atividade foram totalmente superados , não só no que diz respeito aos aspetos linguísticos e culturais franceses, mas também ao entusiasmo e motivação dos alunos;
- FrancTalent, mostra de talentos em língua francesa, no dia 22 de março, no Parque de Exposições de Braga.

No dia 17 de março tivemos o privilégio de receber no AECA a escritora Ana Maria Magalhães, uma das autoras dos livros de “Aventuras” que esteve na Biblioteca da Escola Básica de Gualtar, à conversa com os alunos do 4º e 5ºanos, incentivando-os para a importância da leitura. Esta atividade foi desenvolvida no âmbito da semana da leitura.

Uma nota final para a Escola Básica de Gualtar que no dia 21 de março comemorou 20 anos. Presenciamos o entusiasmo dos alunos, professores e pessoal não docente que, no início da manhã, cantaram os parabéns à sua Escola. Registamos com apreço a forma acalorada como saudaram de uma forma especial os profissionais que passados 20 anos continuam a desenvolver a sua atividade na Escola Básica de Gualtar.

Foi uma comemoração singela, pois as atividades letivas continuavam a decorrer, sendo que os alunos do 9ºano realizaram, ainda no período da manhã, o teste intermédio de matemática. No entanto, todos receberam uma lembrança do dia.
Desejamos que a iniciativa, dinamismo e entusiasmo que vimos em todas as atividades se mantenham em todas as escolas do agrupamento.
Procuraremos apoiar e divulgar todas elas envolvendo toda a comunidade educativa.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.