Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Maria da Fonte

Por mais cultura do treino e treino baseado na ciência

Ideias

2018-08-22 às 06h00

Paulo Monteiro

E porque o tempo é de férias e as férias convidam a leituras, aqui fica mais um sugestão: ‘Maria da Fonte - A Rainha do Povo’, de Maria João Fialho Gouveia e com a chancela da Topseller. Não é mais um história. É um romance histórico onde se destacam as lutas e os amores ilegítimos de uma mulher corajosa.
E nesse livro há um grande destaque... Maria João vai beber grande parte da sua informação aos estudiosos da Maria da Fonte e vai às origens. Uma grande fonte de informação foi - e continua a ser -, Paulo Freitas, historiador e responsável pelo Centro Interpretativo Maria da Fonte. É ele quem mais sabe de Maria da Fonte. Basta ler toda a informação disponível sobre a heroína da Póvoa de Lanhoso e vê quem é o seu autor.

Mas regressemos ao livro da Maria João, sugestão para uma boa leitura:
“Despedida por se ter deixado apaixonar, Maria (Maria Angelina) regressa à sua aldeia da freguesia de Fontarcada, na Póvoa de Lanhoso, jurando viver por si, sem ninguém cortar-lhe as asas. Os ideais, no entanto, não desapareceram, e, quando o governo proíbe o povo de enterrar os mortos nas igrejas, Maria decide tomar medidas. Lideradas por ela e munidas das armas possíveis, como as ferramentas de trabalhar a terra, as mulheres do Minho fazem justiça pelas próprias mãos. Maria de Fontarcada torna-se Maria da Fonte e ganha os contornos de uma líder popular.
Conforme a revolta vai grassando pelo país, forçando o governo a ser demitido e o exército a entrar em cena, Maria da Fonte transforma- -se num mito, surpreendendo até aqueles que com ela privavam. Esta é a história desse mito. E da mulher que está na sua origem".
Boas leituras!

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.