Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +

Meu querido mês de Setembro...

Ettore Scola e a ferrovia portuguesa

Meu querido mês de Setembro...

Escreve quem sabe

2024-09-20 às 06h00

Tony Reis Tony Reis

Setembro, o nono mês do ano… ou talvez não…! Estamos perante a “Rentrée” de tudo… ou talvez a entrada num verdadeiro ano novo que apenas não adianta um novo dígito e que muitos tentam “empurrar com os pés” para que não chegue…!
Se o ano novo se traduz numa mudança numérica, diria que a mudança de ano se inicia em Setembro com o início ou reinício de tudo, até porque mesmo a alteração de preços que o novo ano traz, inicia-se em Setembro com a negociação e apresentação de algumas medidas do orçamento.
O regresso à discussão de um novo orçamento que exige muita negociação e cedência do governo e da própria oposição, em prol do bem estar do país e da qualidade de vida dos portugueses que merecem finalmente uma estabilidade e um entendimento alargado nas mais variadas vertentes.
Após um longo período em que o dia à dia da sociedade portuguesa abrandou, tendo dado lugar para a maioria das pessoas a um período de merecido descanso e de férias, eis que tudo volta a uma certa normalidade e com um pequeno fervor e agitação à mistura…
Programação televisiva nova, novas épocas desportivas, novos projectos, desafios, regresso das manifestações e até das greves!
Setembro é sem dúvida o entrar num novo ano, se quisermos num novo ano dentro do ano existente.
No novo ano…judicial que se inicia agora são retomados os processos judiciais, os processos mais mediáticos voltam a entrar em nossa casa através das televisões e a cada ano esperamos a sua conclusão…
Novo ano lectivo, o stress de professores novos, nova escola que coloca as crianças num novo mundo que deve ser acompanhado pelos pais para a sua melhor integração possível numa vida nova que dependerá o seu desenvolvimento e crescimento enquanto futura geração que o país anseia que tenha novas e melhores capacidades, desde logo numa educação mais tecnológica que divide pais e também os professores sobre o aumento do uso digital.
Uma “rentrée” que não traz apenas novidades para alunos, mas também para professores que se deparam com a ansiedade da sua colocação e de um novo local para leccionar, um novo desafio que entra constantemente numa classe que deveria ser mais valorizada.
Um aproximar de eleições autárquicas que faz desde já mexer os diferentes partidos com as suas ideias, propostas. Uma troca de ideias e posições que se querem construtivas e saudáveis na discussão de projectos com o intuito de modernizar, melhorar as freguesias, os concelhos, em que serão conhecidos novos candidatos perspectivando-se um ano desafiante para o país.
Setembro não é só mais um mês, ou menos um mês para a chegada do ano novo… Setembro é o ano novo para muitos que traçam o seu caminho nas mais diferentes áreas até ao próximo verão, até ao próximo descanso para que este se torne merecido e que pode mesmo ser um ano diferente na vida estudantil e profissional de cada um…!
Setembro é um mês de grande reflexão para a maioria das pessoas, o inicio da correria do dia à dia!
Venha daí o novo ano!

Deixa o teu comentário

Últimas Escreve quem sabe

10 Outubro 2024

Thinking before writing

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho