Correio do Minho

Braga, sexta-feira

Minho/Galiza: tradição e turismo

As Bibliotecas e a cooperação em rede

Ideias

2017-04-17 às 06h00

Paulo Monteiro

A ligação do Minho com a Galiza é cada vez maior. Sobretudo as cidades e vilas que têm como fronteira o rio Minho. São... as verdadeiras Eurocidades.
Nos últimos dias, voltaram a ser notícia e, mais uma vez, ou por promoção turística, ou por tradições pascais.

Caminha e La Guardia decidiram criar o comboio turístico que começou já a operar e que liga, até ao próximo mês de Outubro, as duas autarquias numa profunda aposta para dinamizar o comércio e a restauração. O comboio tem a particularidade de efectuar duas viagens por dia entre os dois concelhos e atravessar o rio Minho no ‘ferryboat’ Santa Rita da Cássia. Uma viagem duplamente aliciante juntando dois transportes... num só!

Em Valença e Tui, os padres das aldeias de Cristelo Côvo (Valença) e de Sobrado (Tui) cruzam, hoje, o rio Minho de barco, cumprindo assim, mais uma vez a tradição do ‘Lanço da Cruz’. Este é um dos pontos altos das festas em honra de Nossa Senhora da Cabeça e que leva milhares de peregrinos e turistas àquela região. O trabalho feito por estes dois concelhos tem sido notável.

Há uma perfeita consciência destas dinâmicas entre as duas cidades, como tem referido o presidente de Valença, Jorge Salgueiro Mendes, e ambas têm potencializado as sinergias ao nível da promoção turística, da gestão partilhada dos equipamentos públicos - piscina, teatro, bombeiros, serviços de saúde são alguns dos serviços e equipamentos com utilização conjunta - e na organização de eventos, nas mais diversas áreas.

São exemplos de sã camaradagem e que só demonstram que quando queremos somos todos amigos e vivemos em partilha.
Tenham uma boa Páscoa.

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

14 Dezembro 2018

Amarelos há muitos...

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.