Correio do Minho

Braga, sábado

- +

Mobilizando uma comunidade

Bernardo Reis: um nome para a história de Braga

Mobilizando uma comunidade

Voz às Escolas

2024-02-26 às 06h00

Maria da Graça Moura Maria da Graça Moura

Dia após dia, período após período, ano após ano…. em torno de tudo o que desenvolve, promove a boa formação, capacita para um percurso conscientemente escolhido para ser felizmente percorrido, se congregam e mobilizam as energias de uma comunidade imensa, com entrega e alegria.
Contudo, atualmente, vivemos muito depressa. Quantas vezes perdemos a riqueza da fase dos processos pelo foco no produto final. Corremos atrás de resultados. Ponderamos pouco, analisamos menos, não temos tempo para avaliar, para tornar consistentes as opções tomadas.
É forçoso travar esta pressa!

O Agrupamento André Soares, uma comunidade tão diversificada, tão heterogénea, festeja no dia 1 de março, no primeiro dia do mês da Primavera, todo o trabalho desenvolvido em cooperação, em colaboração, partilhando, projetando, envolvendo todas as crianças e todos os alunos, professores, pais, assistentes, instituições parceiras e colaboradores diversos. O trabalho é planificado e concretizado em função das necessidades de desenvolvimento de aprendizagens, de competências, não deixando de fora nada nem ninguém, alcançando todos os lugares, chegando a todos os contextos, procurando colocar em palco as vivências de cada um, desde os mais pequeninos, dos Jardins de Infância de Ponte Pedrinha, Fujacal e S. Lázaro, aos mais crescidos de todas estas escolas do 1.º ciclo e ainda do Carandá ou da escola André Soares. Todos, com muito orgulho, serão atores, de uma forma ou de outra, desta película que conseguiram compor em conjunto, deste processo de crescimento.

O programa valoriza a articulação entre ciclos, escolas, níveis e áreas disciplinares que pretendemos tornar consistente, realça a partilha de experiências e a realização de atividades, principalmente pelos alunos do 4.º ano na escola sede, utilizando espaços e ferramentas, instrumentos e ambientes, preparando assim a sua próxima etapa educativa, a passagem para o 5.º ano.
Ao longo do dia, decorrem inúmeras atividades de índole diversa: ginástica acrobática, música, dança, gincanas desportivas, ioga, exposições diversas dos departamentos curriculares, concursos, poesias, atelieres de pintura, robótica, experiências laboratoriais….

A inclusão é uma grande chama que pretendemos manter acesa, sensibilizando continuamente as crianças e os alunos para fazerem parte deste processo. Crianças de três, quatro e cinco anos construirão um painel coletivo sobre inclusão. Promovendo também, e sempre articulando, a sustentabilidade, estará patente um painel em que os alunos recriaram esta marca inclusiva do Agrupamento com tintas, texturas e material reciclável como lãs, tecidos, papel, rolhas, ….
Imperioso é celebrar os cinquenta anos da Revolução dos Cravos, pelo que faremos um grande concurso de t-shirts alusivas e realizaremos a Tomada de Posse da Associação de Estudantes, eleita recentemente, num processo que promove, desde os bancos da escola, valores decorrentes do 25 de Abril de 1974: a participação democrática, o exercício de plena cidadania, a liberdade de escolha.
Será, pois, um dia de grande alegria, um dia aberto à comunidade, um dia de festa em todo território educativo do Agrupamento André Soares, situado no coração da cidade de Braga, a nossa cidade educadora

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

11 Abril 2024

Ler para crescer...

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho