Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Mochilas escolares cada vez mais pesadas

Saúde escolar: parceiro imprescindível das escolas de hoje

Ideias

2017-01-20 às 06h00

Paulo Monteiro

O Pedro tem 10 anos, anda no 5.º ano e todos os dias leva para a escola uma mochila pesada. Por exemplo, se hoje tiver... Português, História, Matemática e Inglês, tem de levar dois livros para cada uma destas disciplinas. Depois ainda junta Educação para a Cidadania e Educação Física... Pois, é isso mesmo: há dias que leva duas mochilas (quando tem Educação Física). Isto significa que todo o peso da primeira mochila chega perto dos 6 quilos. Ah... e o Pedro tem 28 kg de peso.

Segundo a Organização Mundial de Saúde o peso da mochila não deve exceder 10% do peso total da criança. Fazendo contas não deveria pesar mais do que 2,8 kg mas pesa mais 3,2 do que devia ou seja duas vezes mais... É um escândalo que nunca mais é resolvido. De quem é a culpa? Dos legisladores que não resolvem, ou não querem resolver. E os números são alarmantes. Num estudo feito pela Deco já há 13 anos, esta chegou à conclusão de que 61% dos estudantes com 10 anos transportavam cargas excessivas, o mesmo acontecendo a 44% dos estudantes com 12 anos.

Isto só para dar dois exemplos. O certo é que estas crianças, de tenra idade, para além de andarem todos os dias com pesos insuportáveis representarão gastos ao Estado com idas ao médico e futuramente com baixas médicas e abstenção profissional. É isso que nós queremos? Não. E não queremos ver crianças com escolioses (coluna torta)... Vamos então resolver o problema? Vamos. E podemos começar por assinar a petição contra o peso das mochilas. Cinco mil já a assinaram. Você pode ser o próximo. Uma simples assinatura pode mudar definitivamente o rumo das nossas crianças... Vai valer a pena!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.