Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Monumentos e museus: mais 82% de visitantes

Sem Confiança perde-se a credibilidade

Ideias

2017-01-16 às 06h00

Paulo Monteiro

A notícia passou um pouco ao lado mas dá muito que pensar. A Direcção Regional de Cultura do Norte divulgou, esta semana, os números das visitas de 2016 em relação aos monumentos e museus do Norte e que estão sob a sua alçada.

O primeiro dado que impressiona é o aumento geral de 82% de visitantes em relação ao ano anterior o que totalizou 1,5 milhões de visitantes. Não há dúvida de que o trabalho efectuado pela Direcção Regional de Cultura do Norte na promoção e divulgação da nossa cultura tem sido exemplar.

O mesmo podemos dizer em relação ao Turismo do Porto e Norte de Portugal na promoção dos nossos monumentos. Ainda muito recentemente editou duas brochuras (‘Monumentos Norte de Portugal’ e Castelos Norte de Portugal’) que nos convidam a muitas visitas culturais pelo Minho. São dois e-books que podem ser descarregados gratuitamente no site do Porto e Norte e que vale a pena ter sempre à mão.

Não admira, por isso, o crescente aumento do interesse pelo nosso património histórico, não só de portugueses mas também de estrangeiros que nos visitam numa “rapidinha subida ao Minho” mas que não dão o seu tempo por perdido e visitam o nosso riquíssimo património. Para terminar alguns dados interessantes: O Paço dos Duques, em Guimarães, teve um crescimento de 61,7% e foi o mais visitado a norte (487.733 visitantes).

Em Braga o Museu dos Biscainhos teve um aumento de 12,8%. Os números não enganam e só demonstram que vale a pena apostar na promoção da nossa cultura e do nosso património...

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.