Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +

Mudança da hora vai acabar...

A saia comprida

Mudança da hora vai acabar...

Ideias

2018-09-14 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

A Comissão Europeia propôs, na quarta-feira, acabar com as mudanças de hora sazonais na Europa em 2019, dando aos Estados-Membros a liberdade de decidir de uma vez por todas se querem aplicar de forma permanente a hora de Verão ou a hora de Inverno. A proposta da Comissão é clara: acaba com as mudanças de hora sazonais em toda a Unia?o Europeia; estabelece um calendário claro e breve para as alterações produzirem efeitos; encoraja a consulta a nível nacional e europeu, para assegurar uma abordagem coordenada entre os Estados-Membros. Por cá muitas vozes se mostraram discordantes e que se trata de um erro. Mas pergunto: o que deve prevalecer, a opinião da maioria dos europeus, ou as opiniões de especialistas que discordam da opinião de outros colegas seus, também especialistas? É mau porque as crianças, a determinada altura do ano, vão para a escola ainda de noite?
O rendimento não é o melhor? etc, etc, etc.

Se é, não devia ser, porque na altura em que se falou em mudança de hora, esta não era razão... os países europeus introduziram a mudança horária no século XX para poupar energia, especialmente em tempos de guerra ou durante a crise petrolífera da década de 1970. Esta foi a principal razão e que hoje já não se justifica. Depois, as mudanças de hora te?m sido cada vez mais postas em causa pela maioria dos cidadãos, pelo Parlamento Europeu e por um nu?mero crescente de Estados-Membros. E até a Comissão realizou uma consulta pública este Verão e recebeu 4,6 milho?es de respostas (a maior participação de sempre): 84% dos inquiridos eram a favor de se acabar com as mudanças de hora sazonais. Acho que a maioria está de acordo. Por cá só temos de decidir se ficamos com a hora de Verão ou... de Inverno!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho