O primeiro Homem era português
Escreve quem sabe
2012-09-09 às 06h00
O início do ano lectivo envolve sempre muitas expectativas, seja por parte das crianças, seja pelos pais, sobretudo aquando de uma mudança de instituição escolar. A mudança de escola pode dever-se a vários factores, desde proximidade geográfica da residência, situação económica dos pais ou prestigio da instituição escolar.
Uma boa transição ou a adaptação de escola, depende muito da personalidade de cada criança. Se algumas crianças encaram a nova fase como positiva, a oportunidade de fazer novos amigos, explorar novas matérias ou áreas, interagir com novos professores, outras crianças podem sentir ansiedade por “deixar para trás” os amigos ou até mesmo o método de ensino do antigo professor. Há também quem pense, que entre crianças introvertidas ou extrovertidas, serão as introvertidas à partida mais tendenciosas a sofrer com a mudança. Errado. Pois não é pelo facto de determinada criança ser mais extrovertida que não poderá sentir insegurança ou medo perante a nova fase desconhecida.
Todavia também não são só as crianças que sofrem com a mudança e a adaptação à escola, os pais também ficam ansiosos e inseguros com o novo ciclo. Interrogam-se frequentemente se a decisão tomada foi a acertada. Tal como os filhos, podem também sofrer por antecipação, isto é sofrer prematuramente perante situações que ainda não ocorreram e que até podem nunca vir a acontecer.
Exemplificando, assustam-se e amedrontam-se ao pensarem que o filho possa, talvez, não conseguir fazer amizades, que este não se integre no ambiente escolar, receiam que o rendimento escolar possa diminuir, que o não consiga amoldar aos métodos dos novos professores, receiam que não se alimente convenientemente na cantina da escola entre outras possíveis situações. Ora os filhos sentem também a insegurança dos pais por isso é que importante que os mesmos mostrem optimismo, confiança e motivação face à nova fase.
Para que os efeitos deste ciclo possa ser minimizados, os pais devem conversar com os filhos das vantagens da nova escola, devendo-se ter em atenção sempre o discurso. Mais concretamente, ter-se atenção ao que se diz à criança, porque por vezes são empregadas expressões, como por exemplo, “ Tem cuidado”, “Não faças isto”, “Presta a atenção” que tem efeito oposto ao pretendido ao objectivo, isto é, a autonomia da mesma.
Devido à separação e à perda dos amigos da antiga escola podem ocorrer algumas reações como o choro, alguns comportamentos agressivos, manifestações de caracter fisiológico como falta de apetite, dores de barriga ou até náuseas que à medida que a criança se adapta ao novo ambiente desaparecem. Ainda assim se os sintomas persistirem ao longo do tempo, será talvez necessário acompanhamento especializado. Não menos importante, sempre que a criança exteriorizar os seus medos e receios, e evitar atitudes, gestos ou expressões verbais menos tolerantes, do tipo “Já és crescidinho, não és nenhum bebé”, pois se não tem o apoio e compreensão dos pais, de quem terá então?! De lembrar que para os filhos os pais são sempre os modelos a seguir. Cada criança tem o seu timing, umas adaptam-se mais rapidamente outras mais tarde, no entanto, se porventura não se efectivar nunca a adaptação deverá analisar se a escola está a corresponder às necessidades e expectativas do seu filho.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário