Correio do Minho

Braga, sábado

- +

Muita ação!

Como resolver um conflito de comércio eletrónico

Voz às Escolas

2015-03-04 às 06h00

Manuel Vitorino Manuel Vitorino

O Plano Anual de Atividades do Agrupamento de Escolas de Monserrate contempla múltiplas iniciativas que contribuem para a prossecução dos objetivos estratégicos do seu projeto educativo e da sua missão de escola pública.
Na essência, são atividades e projetos que potenciam a centralidade da sala de aula como locus educativo, permitindo alavancar novas ideias, introduzir processos de inovação no processo de ensino e aprendizagem e mobilizar atores da comunidade educativa em torno de valores e objetivos partilhados.
Na impossibilidade de fazer referência a todas as iniciativas, sintetizo algumas das últimas atividades desenvolvidas que mostram a vitalidade do agrupamento.

Um recreio para empreendedores
O “projeto do recreio” começou por ser um sonho de um grupo de crianças que contagiou todo o Jardim de Infância de Monserrate, envolvendo todos os grupos como participantes ativos neste processo.
As crianças escreveram uma carta em pictograma a pedir apoio para o projeto de valorização do recreio e enviaram-na aos pais, à União de Freguesias e ao presidente da Câmara Municipal.
Foram recebidos em audiência pelo Presidente da Câmara, que retribuiu, na semana passada, com a visita ao Jardim de Infância, acompanhado do executivo da União de Freguesias. Nesta reunião dos autarcas com as crianças e as educadoras, foram apresentadas as ideias fundamentais deste projeto e a maqueta para mostrar aquilo que pretendiam para o seu recreio.
Este projeto de beneficiação e valorização do recreio mereceu o apoio do Município e da União de Freguesias que vão ajudar a materializar o sonho das crianças, com a colocação de uma pista de skate, um baloiço, uma casinha e alguns pneus.
Para além da dimensão lúdica subjacente, esta iniciativa constitui um projeto de empreendedorismo desenvolvida ao nível da educação pré-escolar integrado numa parceria da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo.

Contornos da Palavra
A “Semana da Leitura” inscrita na edição de 2015, dos Contornos da Palavra, subordinada, este ano, ao tema luz e trevas, proporcionou às crianças e aos alunos, educadores e professores dos vários estabelecimentos e escolas do agrupamento, uma série de iniciativas culturais que contemplaram sessões com escritores e ilustradores, oficinas de escrita criativa, teatro, dramatização de textos que permitiram revisitar autores do currículo e tertúlias com os atores do Centro Dramático de Viana.
Estas iniciativas foram promovidas pela Biblioteca Municipal de Viana do Castelo em articulação com as Bibliotecas Escolares.

Laboratórios abertos
O projeto “Laboratórios abertos” acolheu alunos do 3.º ano do ensino básico das escolas do agrupamento. Os professores do departamento de Ciências Experimentais coadjuvados pelos alunos das turmas do ensino secundário, proporcionaram várias atividades experimentais aos pequenos cientistas, que manifestaram a sua curiosidade e entusiasmo na realização das atividades propostas e nas questões que formularam aos seus colegas mais velhos.

Vamos falar de sexualidade?
No âmbito da aplicação do Programa Regional de Educação Sexual em Saúde Escolar (PRESSE), têm decorrido atividades sobre saúde sexual, envolvendo um número significativo de turmas do ensino secundário.
Estas atividades foram dinamizadas pelo enfermeiro Humberto Domingues, da equipa PRESSE. Todos os alunos têm sido envolvidos nas atividades; primeiro, através de uma série de questões sobre a sexualidade e as suas dimensões, depois na abordagem das infecções sexualmente transmissíveis (IST), culminando com um jogo coletivo em torno dos riscos e consequências das IST.

E-twining
- Selo de Qualidade Nacional 2014
A escola sede do Agrupamento recebeu a bandeira eTwinning - Selo de Qualidade Nacional 2014, atribuída pela Direção Geral de Educação, em resultado do reconhecimento de projetos europeus que têm sido dinamizados pela escola, designadamente, o “Learning European history through use of Drama”.
A promoção de parcerias com escolas de outros países no âmbito do Comenius, agora Erasmus+, tem permitido aos alunos deste agrupamento, em particular da Escola Secundária de Monserrate, participar em processos ativos de aprendizagem que decorrem destes projetos de intercâmbio com alunos e professores de outros países europeus. Estes projetos revelam-se muito enriquecedores para a formação académica, pessoal e social dos seus intervenientes.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho