Correio do Minho

Braga, quarta-feira

NA-00-DA ou ZE-00-RO: novas matrículas

O que nos distingue

Ideias

2018-02-27 às 06h00

Paulo Monteiro

As novas matrículas ainda não saíram e, para o Instituto de Mobilidade e Transportes, adivinha-se um grande problema: matrículas que formam frases. É verdade, ao que tudo indica a actual combinação das matrículas automóveis está perto do fim. É galopante a aproximação do ZZ nas matrículas ao centro (rodeadas por números) e em princípio, a partir de Fevereiro do próximo ano, o novo figurino terá números no centro e letras de lado. Mas há mais novidades: a entrada das letras Y, K e W, o que permite um aumento substancial de combinações, que pode andar perto dos 45 milhões, o que significa que temos sistema para muitos e bons anos.
Mas agora imagine as conjugações de frases que podemos fazer com duas letras do lado esquerdo e outras duas do lado direito. Não é só como as do título que hoje apresento... é com os nomes e as conotações que nos podem dar.

Já viu o que é ter um carro e ouvir em tom de gozo: és um zero, à esquerda e à direita (ZE-00-RO). Ou então fomentar a fúria, indignação, rancor (OD-00-IO), ou entrar no mundo animal (SA-00-PO ou GA-00-TO). Também podemos ter matrículas românticas (AM-00-OR), ou de índole sexual (MA-00-MA) e muitas outras. Agora... também há matrículas que ninguém deseja ter no seu carro e que podem mesmo inviabilizar uma compra. Por essa razão, é bem possível que algumas conjugações de letras não sejam aplicadas a estas novas matrículas, caso contrário o leitor ficaria certamente FU-00-LO com a matrícula que lhe tinha calhado em rifa. Haja prudência na aplicação da nova fórmula. Já há muita gente enxovalhada neste mundo e não precisa agora de o ser, todos os dias, pela matrícula do seu carro...

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

19 Dezembro 2018

Parabéns ao IPCA

18 Dezembro 2018

O seu a seu dono!

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.