O caso da Procuradora que mandou vigiar jornalistas
Ideias
2018-11-14 às 06h00
Lembram-se nas bibliotecas itinerantes da Fundação Calouste Gulbenkian, cuja designação era Serviço de Bibliotecas Itinerantes e que durante muitos anos percorreram aldeias, vilas e até cidades? Pois... foi uma excelente ideia, que nasceu em 1958 e durou até 19 de Dezembro de 2002, altura em que foi extinta. No seu tempo áureo, chegou a ter perto de 50 veículos que circulavam por todo o país. Fez história e contou histórias. E até os livros foram transportados e lidos por gente anónima, que mais tarde vieram a ser ilustres poetas e ilustres escritores. Alexandre O’Neill foi um deles... foi um dos consagrados poetas que conduziu a famosa carrinha Citroen que levava os livros a qualquer canto do país.
Pois... este projecto renasceu e há cinco meses que Elsa Serra é uma contadora de histórias e fundadora do projecto ‘Na Rua com Histórias - Uma Biblioteca para Todos’, que conta com o apoio da Fundação Gulbenkian, na área da coesão e da integração social, e de uma vasta rede de instituições.
E a ideia é simples: com um simples ‘tuk-tuk’ eléctrico, transformado em biblioteca itinerante, Elsa Serra percorre os bairros históricos de Lisboa. São rotas semanais fixas e já conta com cerca de 300 leitores inscritos e que fazem, em média, oito requisições por dia. Ora este é um excelente projecto que está ainda no início, mas que tem uma adesão enorme, o que significa que, se levarmos o livro às pessoas, este é bem recebido e é lido. Ainda falta muito para acabar com ele. Esperemos é que apareçam mais projectos como este em outras cidades, vilas e aldeias deste país porque fazem falta e é, sem dúvida, uma aposta ganha!
21 Janeiro 2021
21 Janeiro 2021
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário