Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +

Na Rua com Histórias...

A saia comprida

Na Rua com Histórias...

Ideias

2018-11-14 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

Lembram-se nas bibliotecas itinerantes da Fundação Calouste Gulbenkian, cuja designação era Serviço de Bibliotecas Itinerantes e que durante muitos anos percorreram aldeias, vilas e até cidades? Pois... foi uma excelente ideia, que nasceu em 1958 e durou até 19 de Dezembro de 2002, altura em que foi extinta. No seu tempo áureo, chegou a ter perto de 50 veículos que circulavam por todo o país. Fez história e contou histórias. E até os livros foram transportados e lidos por gente anónima, que mais tarde vieram a ser ilustres poetas e ilustres escritores. Alexandre O’Neill foi um deles... foi um dos consagrados poetas que conduziu a famosa carrinha Citroen que levava os livros a qualquer canto do país.

Pois... este projecto renasceu e há cinco meses que Elsa Serra é uma contadora de histórias e fundadora do projecto ‘Na Rua com Histórias - Uma Biblioteca para Todos’, que conta com o apoio da Fundação Gulbenkian, na área da coesão e da integração social, e de uma vasta rede de instituições.
E a ideia é simples: com um simples ‘tuk-tuk’ eléctrico, transformado em biblioteca itinerante, Elsa Serra percorre os bairros históricos de Lisboa. São rotas semanais fixas e já conta com cerca de 300 leitores inscritos e que fazem, em média, oito requisições por dia. Ora este é um excelente projecto que está ainda no início, mas que tem uma adesão enorme, o que significa que, se levarmos o livro às pessoas, este é bem recebido e é lido. Ainda falta muito para acabar com ele. Esperemos é que apareçam mais projectos como este em outras cidades, vilas e aldeias deste país porque fazem falta e é, sem dúvida, uma aposta ganha!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho