O caso da Procuradora que mandou vigiar jornalistas
Ideias
2018-02-15 às 06h00
Ontem foi o Dia de S. Valentim, ou Dia dos Namorados. Tudo pareceu um mar de amor, de muitas promessas e de muita ternura. Mas... dois estudos tornados públicos dizem que há comportamentos violentos e muitos espiões nesta era digital. Os números preocupam. Comecemos pelo estudo da União de Mulheres Alternativas e Resposta (UMAR) em relação à violência no namoro. Este estudo envolveu perto de 4.600 jovens, com uma média de idades de 15 anos, e diz-nos que mais de metade dos inquiridos já sofreu actos de violência no namoro e mais de dois terços aceitam como normal alguns comportamentos violentos na intimidade. É absolutamente preocupante: 68,5% dos jovens acham normal o comportamento violento no namoro e 56% já foram alvo dessa violência.
Outro estudo que também preocupa refere-se ao amor digital... De acordo com o relatório da Kaspersky Lab e da Toluna, 33% dos utilizadores admitem espiar os seus parceiros online, chegando aos 50% no caso de relações instáveis. No entanto, 80% dos utilizadores acreditam que é necessário ter privacidade, tanto online como offline. O certo é que, segundo o mesmo estudo, metade dos casais partilha as palavras-passe dos seus dispositivos e uma em cada quatro das pessoas tem as suas contas guardadas nos dispositivos dos seus parceiros. Enfim... no mundo do namoro e das tecnologias nem tudo é um mar de rosas. O que é pena. E então comportamentos violentos no namoro é que não podem ser aceitáveis. Imagine-se qual será o futuro destes casais? Nada bom. Por isso, mais vale prevenir do que remediar e denunciar esses actos é meio caminho andado para que todos sejam felizes...
21 Janeiro 2021
21 Janeiro 2021
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário