Avaliação no 2.º período na Escola Secundária Carlos Amarante
Ideias
2011-12-28 às 06h00
Este Natal, congratulo-me pelo facto dos centros urbanos de Braga, Vila Verde e Póvoa de Lanhoso, os concelhos mais populosos da área da Braval, não terem sido inundados de resíduos nas ruas e fora dos ecopontos.
Há quem diga que é por causa da crise, que se comprou menos e, portanto, haveria menos lixo a colocar nas ruas. Como optimista que sou quero acreditar que esta diminuição de resíduos fora do ecoponto se deve ao esforço de sensibilização que a Braval tem vindo a desenvolver, ao longo dos últimos anos, bem como à excelente intervenção das equipas de recolha de ecopontos que, em pouco tempo, recolhem o maior número de ecopontos possível, batendo, mais uma vez, todos os recordes de recolha.
No ano passado, entre os dias 23 e 26 de Dezembro, recolheram-se 75 toneladas de papel e embalagens, este ano, no mesmo período, foram recolhidas 90 toneladas de papel e cartão! Só no dia 26 foram recolhidas 20 toneladas! Mais uma vez, o meu optimismo, bem como estes números me levam a dizer que a diminuição de resíduos nas ruas não se deve à crise mas à maior sensibilização ambiental da população!
Temos vindo a apelar, mais do que tudo, à separação dos resíduos produzidos. Existem, com certeza, em quase todas as casas, muitos papéis de embrulho e cartão de embalagens das prendas e brinquedos, garrafas de bebidas, quer de vidro, quer de plástico, latas de conservas, entre muitas outras embalagens que podem e devem ser coloca-das no ecoponto.
Aquando da separação, deve-se verificar se há embalagens que se poderão guardar para reutilizar no futuro: papéis e fitas de embrulho, caixas de cartão poderão ser utilizadas para guardar objectos de forma mais organizada, frascos poderão ser aproveitados para guardar algumas sobras das iguarias natalícias. A reutilização destes materiais provoca uma diminuição das quantidades de resíduos colocadas na rua durante a época festiva.
Para além destes apelos, a Braval faz o esforço de ter na rua várias equipas para a recolha dos ecopontos quer antes do Natal, para que possam estar disponíveis para receber os resíduos antes da festa, quer após o Natal.
Apesar disso também se apela ao bom senso da população de modo a não colocar logo todos os resíduos na rua, se o ecoponto se encontrar cheio. Poderão guardá-los em casa, mais algum tempo até que a recolha seja efectuada. Muitas vezes guardam-se os presentes semanas a fio, em casa, à espera do dia de Natal, será que não se pode também guardar os embrulhos mais alguns dias, até que a recolha esteja normalizada?
Também podem aproveitar a campanha que a Braval desenvolve, nesta altura, “Este Natal os embrulhos também são prendas!” que tem vindo a ter uma excelente adesão por parte da população.
Embrulhos, caixas de brinquedos, garrafas e sacos, tudo serve para reciclar e serviu para levar para casa um kit ecoponto constituído por um saco-ecoponto, saco de compras reutilizável, bloco de notas, guia de reciclagem e Agenda 2012.
As ruas da cidade também são a sua casa, procure mantê-las limpas nesta época festiva, oferecendo, assim, um presente ao Ambiente.
Lembre-se de respeitar estes conselhos nas Festas de Fim de Ano e tenha, um Bom Ano de 2012!
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário