Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +

No centenário do nascimento do poeta e escritor António Manuel Couto Viana

Ganó el estilo Rueda*

Banner publicidade
No centenário do nascimento do poeta e escritor António Manuel Couto Viana

Voz às Bibliotecas

2023-07-20 às 06h00

Rui A. Faria Viana Rui A. Faria Viana

Já aqui dissemos que muitas das nossas Bibliotecas Públicas tratam com especial carinho autores que, por distintas razões, estão intimamente ligados à comunidade e à memória colectiva, e, também, por serem detentores de uma obra com significativa projecção no panorama da cultura nacional e até internacional, como é o caso do poeta e escritor António Manuel Couto Viana. Nascido em Viana do Castelo a 24 de Janeiro de 1923 e falecido em Lisboa a 8 de Junho de 2010, A M Couto Viana desde sempre que tem sido acarinhado pelo Município da sua cidade natal. Em vida, recordo a edição de várias obras, a atribuição da Medalha de Mérito Cultural e do seu nome e da sua família a uma sala na nova Biblioteca Municipal. Após a sua morte, lembro a realização de diversas actividades, em que se destaca o Prémio Escolar com o seu nome, que o fazem lembrar à comunidade, em reconhecimento da obra que o projectou como poeta, contista, dramaturgo, ensaísta, memorialista, tradutor, encenador, actor, gastrólogo e autor de livros para crianças.
Neste ano de 2023, o Município de Viana do Castelo, para assinalar o centenário do nascimento preparou um programa de comemorações que se iniciou no passado dia 24 de Janeiro, dia do aniversário, com a aposição de uma placa comemorativa na casa onde nasceu, seguindo-se, na Biblioteca Municipal, uma conferência evocativa pelo Prof. Doutor Artur Anselmo, da Academia das Ciências de Lisboa, e a leitura de diversos poemas do poeta por alunos das escolas do concelho. Mas, o momento alto destas comemorações decorreu no dia 17 de Junho com a cerimónia de trasladação dos restos mortais do escritor para o Mausoléu de Artistas e Homens de Letras no Cemitério Municipal de Viana do Castelo em reconhecimento do seu valor enquanto escritor e homem de cultura. Na ocasião, precedendo a deposição dos restos mortais do escritor no monumento de homenagem aos artistas e homens de letras e perante a guarda de honra da Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, foi prestada uma homenagem que consistiu num momento musical pelo Quinteto de Metais da Escola Profissional Artística do Alto Minho/ARTEAM, seguindo-se a leitura de poemas pelo actor Porfírio Barbosa e o elogio fúnebre pelo Prof. Doutor José Carlos Seabra Pereira. Intervenções de Juan Soutullo, filho do homenageado, e do Presidente da Câmara Municipal, Arq. Luís Nobre, encerraram este momento de sentida homenagem a esta figura maior da cultura de Viana do Castelo.
Refira-se, ainda, que neste mesmo dia, da parte de manhã, teve lugar na Biblioteca Municipal, a entrega dos prémios aos alunos vencedores do 13.º Prémio Escolar António Manuel Couto Viana em sessão que ficou marcada pelo lançamento do livro inédito, de poemas para a infância, intitulado “Quem gosta de animais cresce mais”, ilustrado por Vitor Pi, numa edição da Opera Omnia com o apoio da Câmara Municipal. Ao fim da tarde, pudemos também assistir ao lançamento da antologia poética de Couto Viana intitulada “Por dentro de mim dou a volta ao mundo”, com selecção e prefácio da responsabilidade de Artur Anselmo, editada pela Opera Omnia com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Integrado no programa de comemorações que assinalam o centenário do nascimento deste vianense, está ainda previsto a Câmara Municipal dedicar-lhe o próximo tomo dos “Cadernos Vianenses” (2023), com a publicação de trabalhos inéditos de autores que conhecem de perto a vida e a obra de A M Couto Viana.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Bibliotecas

25 Janeiro 2024

Ler mais, mais alto

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho