Correio do Minho

Braga, sábado

- +

Novembro Azul - o mês da prevenção do Cancro da Próstata

A Guerra, Metadados e Csr...

Banner publicidade
Novembro Azul - o mês da prevenção do Cancro da Próstata

Voz à Saúde

2021-11-02 às 06h00

Joana Afonso Joana Afonso

O Cancro da Próstata é, atualmente, um dos principais cancros que atingem a população masculina. À medida que a população envelhece, constata-se um aumento da incidência deste cancro. Estima-se que, em Portugal, cerca de 110 mil homens tenham o diagnóstico de Cancro da Próstata. Por ano, surgem cerca de 5 a 6 mil novos casos, frequentemente, sem dar sintomas. A maioria dos doentes apresenta idade superior a 50 anos, sendo a idade média ao diagnóstico de 65 anos. De salientar que, embora seja mais raro, pode também afetar homens mais novos, especialmente, se houver outros casos na família.

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga, perto da base do pénis, que tem como principal função a produção do líquido que transporta e mantem a viabilidade dos espermatozoides. Ao longo da vida do homem vai aumentando de volume, pelo que, com o avançar da idade, podem começar a surgir sintomas urinários como: jato urinário mais fraco ou incapacidade de urinar, necessidade de acordar várias vezes durante a noite para urinar, urinar frequentemente durante o dia ou sensação que não se esvazia a bexiga completamente. Em contraste ao aumento da próstata, o aparecimento de cancro não cursa, necessariamente, com estes sintomas aliás, pode mesmo ser assintomático nas fases iniciais. Quando apresenta queixas poderá ser sinal de um estadio avançado da doença correspondente a um grande crescimento do tumor, a invasão dos órgãos adjacentes ou à distância.

Certos fatores como a dieta rica em gordura, o consumo nocivo de álcool, comportamento sexual de risco, exposição a radiação ultravioleta ou a inflamação crónica poderão estar relacionados com um maior risco de aparecimento de Cancro da Próstata. Como fatores de risco já bem conhecidos apresentam-se: a idade, a história familiar e a origem étnica. Até 1 em cada 10 casos poderão ter relação hereditária, sendo o risco duas vezes maior se existir um familiar em 1º grau (pai, irmãos, filhos) afetados e cerca de cinco até onze vezes maior se dois ou mais familiares apresentarem a doença. Como origem étnica, destaque para um maior risco nos homens de raça negra.
A melhor forma de prevenir o Cancro da Próstata e a sua evolução é a deteção e diagnóstico na fase mais precoce possível. Em caso de suspeição ou fatores de risco, não hesite em procurar o seu Médico Assistente. Através de uma análise de sangue (PSA – antigénio específico da próstata), do toque retal ou da necessidade de realização de uma ecografia poderá ser possível identificar o aparecimento da doença. O diagnóstico definitivo dependerá da realização de uma biópsia de próstata.

O tratamento dependerá das características do tumor sendo necessário avaliar se se trata de uma doença localizada ou de um cancro numa fase mais avançada. Se o diagnóstico for precoce, poderá ser possível recorrer a tratamentos que preservem a glândula. Nos casos mais avançados ou agressivos de Cancro da Próstata já estarão indicadas outras abordagens, nomeadamente a cirurgia, complementada com outros tratamentos como, por exemplo, a quimioterapia ou o tratamento hormonal.
Lembre-se, cuide de Si! Cuide da Sua Saúde!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho