Correio do Minho

Braga,

Novo ano lectivo

Amigos não são amiguinhos

Voz às Escolas

2011-09-12 às 06h00

Hortense Lopes dos Santos

Estamos de regresso às aulas e a um novo ano letivo. Como temos vindo a fazer (bem ou mal, os leitores ajuizarão), retomamos esta coluna procurando relevar as práticas da nossa Escola.
Na Escola Secundária Carlos Amarante, os dois últimos anos não foram fáceis e, por diversas vezes, nos referimos à situação nestes artigos. O “convívio” com as obras de modernização e a falta de espaço condicionaram o ambiente escolar.
Com o final das obras, as expetativas são elevadas. Todos os espaços estão disponíveis para as atividades letivas e não só.

Nos últimos anos, não foi possível corresponder aos pedidos de alunos e encarregados de educação para que a maior parte do horário letivo decorresse no período da manhã. Tendo em conta os novos espaços, estamos a fazer todos os esforços para que este ano todas as turmas iniciem as aulas no período da manhã. Esta opção permitirá libertar a tarde de quarta feira para actividades extracurriculares e reuniões de trabalho.

No entanto, a abertura do ano letivo foi condicionada por decisões administrativas superiores que nos impediram de oferecer determinadas disciplinas e a manutenção de algumas turmas, como nós pretendíamos.

Mas também temos boas notícias. É com agrado que salientamos o facto de termos alunos do terceiro ciclo, uma turma do 7.º ano e, no ensino secundário, uma turma do curso de ciências socioeconómicas. Esta situação dá resposta aos inúmeros pedidos da comunidade educativa reiterados ao longo dos últimos anos. A partir do 3.º ciclo, os alunos poderão efetuar o percurso escolar na mesma escola, com todas as opções disponíveis.

Estamos conscientes que algumas famílias estarão a sentir algumas dificuldades, mas a escola tudo fará para ajudar a superar a situação e contribuir para o sucesso dos alunos.
Queremos salientar também os resultados que os nossos alunos apresentaram nos exames nacionais. Mais uma vez os alunos da ESCA obtiveram resultados superiores à média nacional na maioria das disciplinas. O esforço, o empenho de todos foi premiado.

A ESCA continuará a promover a abertura à comunidade educativa. Neste sentido, convidamos os pais e encarregados de educação a participarem numa reunião geral na próxima terça feira, dia 13 de setembro, às 21 horas, nas nossas instalações.
Apelamos à participação das famílias nas atividades da escola e a acompanhar a vida escolar dos seus educandos. Todos serão, como sempre, muito bem vindos.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.