Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Novo ciclo autárquico

Sem Confiança perde-se a credibilidade

Ideias

2017-10-16 às 06h00

Paulo Monteiro

Treze concelhos do Minho viveram momentos diferentes e importantes nos últimos dias com a tomada de posse dos seus novos representantes eleitos democraticamente para um novo período de quatro anos.
Na grande parte das autarqias existiu uma renovação de mandato, muitas delas com maiorias absolutas mas, em outras, os até aqui presidentes de autarquia não conseguiram renovar os seus mandatos e outros porque, devido à lei, não se podiam recandidatar.

De todas as tomadas de posse realizadas até hoje em apenas uma se verificou mudança de poder: Vizela. Um pe- queno concelho que elegeu como novo presidente Vítor Hugo Salgado (um independente, ex-vice-presidente da autarquia que entrou em rota de colisão com o até então presidente Dinis Costa, e que concorreu com a sigla ‘Vizela Sempre’) e que conseguiu também um acordo histórico. Víctor Hugo Salgado venceu mas não conquistou a maioria dos votos e poucos dias antes de tomar posse assinou um acordo histórico com ‘Vizela é Para Todos’, uma coligação PSD/CDS-PP, liderada por Jorge Pedrosa, que assim também tomou posse como vereador a tempo inteiro. Um ‘contrato’ para quatro anos e, como referiram na altura, “unindo forças em nome do desenvolvimento do concelho”.

Com 13 tomadas de posse ainda faltam realizar 12 cerimónias. De todas a que encerra é aquela onde se adivinha um desfecho mais com- plicado: Barcelos. Miguel Costa Gomes (PS) venceu mas perdeu a maioria absoluta. Para governar precisar de acordo. E não se adivinha nada fácil pela história política recente do concelho.
Mas... a ver vamos!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.