Correio do Minho

Braga, terça-feira

O Acampamento Regional de Braga

O que nos distingue

Escreve quem sabe

2016-07-01 às 06h00

Carlos Alberto Pereira

No próximo mês de agosto, do dia 1 ao dia 7, a Ilha do Ermal, em Vieira do Minho, vai receber o Acampamento Regional de Braga (AcaReg2016). Uma verdadeira cidade de lona com 4 mil escuteiros
Assim, neste verão será tempo de culminar um processo participativo, desenvolvido ao longo de 2015/2016, envolvendo toda a população escutista da região de Braga, que corresponde, em termos territoriais, à Arquidiocese de Braga.
De acordo com o resultado dos censos escutistas referentes a 1 de janeiro de 2016, a região de Braga apresentava, à data, o seguinte efetivo: 2.855 Lobitos, 3570 Exploradores; 3.042 Pioneiros; 1.757 Caminheiros e 2.978 adultos voluntários, num total de 14.202 escuteiros, sendo o rácio educativo de 3,77 crianças ou jovens por cada educador adulto.
O concelho de Vieira do Minho verá, nesta primeira semana de agosto, a sua população de 12.997 habitantes, segundo o censo de 2011, aumentar em 31% e na freguesia Mosteiro, que acolhe o AcaReg2016, vendo a sua população de 774 pessoas subir para 4.774, crescendo 517%.
Este espaço paradisíaco convoca São Francisco de Assis, enquanto modelo de vida, e o seu Cântico das Criaturas e transporta-nos para a mensagem do Papa Francisco, expressa na encíclica Laudato Si’. Neste sentido, o apelo à conversão integral, de que nos fala o Papa, transforma-se no tema do próprio acampamento, permitindo desenvolver um riquíssimo imaginário à volta do ser “um escuteiro diferente”, diferente como foi Francisco de Assis e igualmente diferentes, como o Papa Francisco deseja que todos sejamos.
No cenário da ecologia universal apresentada na encíclica, “descobriram-se” constelações para servirem de “Campos” de ação ao desenvolvimento de atividades apropriadas a cada uma das quatro secções desenvolvendo a construção de “um escuteiro diferente” de acordo com as caraterística das crianças e jovens que as integram e com o enquadramento específico que cada “Constelação” lhe proporciona:
• Na constelação Ursa Maior - os 420 Lobitos aprenderão a cuidar da “Casa Comum”, inspirados pelo urso Bálu, que é o animal que está sobre a constelação Ursa Maior, e que se apresenta amigo, conselheiro e bonacheirão e que, no Livro da Selva, de Rudyard Kipling, é o personagem que ensina aos lobitos a Lei da Selva - a sua “Casa Comum”.
• Na constelação Cygnus - os 1.185 Exploradores, tal Cisne, que é o animal que está sobre a constelação Cygnus, que, sendo uma ave migratória, viaja em bando com os seus companheiros, tal como os Exploradores viajam em grupo em busca da descoberta de “novos mundos” e de novos amigos.
• Na constelação Cástor - os 1.350 Pioneiros, tal como o Castor - que, em bom rigor, é uma estrela e não uma constelação - no entanto, é o animal engenheiro e construtor de comunidades e em comunidade, também eles - os Pioneiros -, são desafiados por Cristo a participarem na reconstrução da Igreja que se quer universal.
• Na constelação Phoenix - os 410 Caminheiros, tal como a fénix, a ave mitológica, que renasce das cinzas e demonstra uma capacidade constante de se transformar e renovar, também eles sentem constantemente a necessidade de se transformarem, de deixarem para trás o supérfluo e renovarem as suas opções, sendo chamados a viver integralmente em Cristo, o “Homem Novo”, assumindo que as suas ações e práticas, de todos os dias, constituem um caminho em crescendo, dando testemunho de Homens Renovados, ativos na construção dos “novos céus e da nova terra”.
Estas crianças e jovens serão apoiados por um conjunto de 645 adultos voluntários nesta sua aprendizagem para se tornarem cidadãos e escuteiros diferentes.

Deixa o teu comentário

Últimas Escreve quem sabe

18 Dezembro 2018

Arrematar o Ano

16 Dezembro 2018

Sinais de pontuação

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.