Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +

O Agrupamento de Escolas de Barcelos e a cidadania europeia

A Árvore da Vida

O Agrupamento de Escolas de Barcelos e a cidadania europeia

Voz às Escolas

2022-09-26 às 06h00

Jorge Saleiro Jorge Saleiro

O Agrupamento de Escolas de Barcelos continua, neste novo ano letivo, a sua senda de internacionalização e de promoção, dos valores europeus e de incentivo a uma cidadania europeia consciente, responsável e ativa junto de toda a comunidade escolar.
Este desígnio, inscrito no seu Projeto Educativo, tem-se vindo a afirmar ao longo dos anos, desde que o seu Clube Europeu foi criado, no início de 2010, com a coordenação de Fernando Carvalho.
Começou-se com projetos Comenius e Leonardo DaVinci, sob a égide da Agência Nacional, bem como parcerias extra projetos comunitários, dos quais se destaca os intercâmbios com uma escola da Ucrânia.
Seguiu-se o Programa Erasmus+ que foi abraçado com o mesmo interesse e empenho, na certeza de que o caminho de abertura da escola à Europa e Ao mundo era o que melhor servia os nossos alunos. Aliámos ao novo programa europeu novas experiências extra comunitárias com parcerias e intercâmbios com escolas do Brasil, da Bósnia Herzegovina e da Jordânia.

Também iniciámos novas formas de consórcio internacional com a Câmara Municipal de Barcelos, com o objetivo de proporcionar aos nossos alunos estágios no estrangeiro.
Neste ano, com o espírito pioneiro que tem norteado a ação do Agrupamento, acolhemos um novo projeto europeu: Long Term Individual Learning Mobility.
Com este projeto, estamos a possibilitar a 9 alunos do Agrupamento a possibilidade de estudarem no estrangeiro durante dois meses. Assim, teremos 2 alunos em Kosic, Eslováquia, e 7 alunos na Polónia, divididos por escolas de Bialystok (2 alunos), Sieldce (2 alunos) e Drawsko Pomorskie (3 alunos).

Nos termos do projeto, espera-se que, com esta mobilidade e para além do enriquecimento pessoal e do seu currículo, os alunos melhorem a sua performance escolar, as perspetivas de empregabilidade e de carreira, desenvolvam o seu espírito de iniciativa e empreendedorismo, o seu empoderamento e autoestima, fortaleçam as suas competências digitais e em línguas estrangeiras bem como a sua consciência intercultural, favorecendo, assim, uma maior intervenção na sociedade, uma maior disponibilidade para interagir com pessoas de diferentes culturas e, em completo alinhamento com o Projeto Educativo, criar uma maior consciencialização sobre os projetos e os valores europeus e uma maior motivação para, no futuro, repetir a experiência de estudar ou estagiar no estrangeiro.
Juntando a este novo desafio os 10 projetos, 2 acreditações e 1 consórcio em desenvolvimento no âmbito do Erasmus+, o Agrupamento vai fazendo cumprir o seu Projeto Educativo, com o pensamento no futuro dos seus alunos.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

05 Dezembro 2022

IncluIR +

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho