Correio do Minho

Braga, quinta-feira

O apelo à paz e os atentados

Sem Confiança perde-se a credibilidade

Ideias

2017-01-04 às 06h00

Paulo Monteiro

António Guterres já está em funções. No seu primeiro discurso como secretário-geral das Nações Unidas apelou para que a paz seja a grande prioridade deste ano: “façamos de 2017 um ano de paz” e adiantou: “façamos de 2017 um ano em que todos - cidadãos, governos, dirigentes - procurem superar as suas diferenças”.

O certo é que o trabalho de Guterres nos próximos cinco anos vai ser árduo. Para já o Mundo está em suspense para saber como irá governar Donald Trump após tomar posse como presidente dos Estados Unidos. Guterres quer reunir o quanto antes com o novo líder norte-americano e quer, certamente, saber quais as orientações a dar em relação às Nações Unidas. A luta pela paz vai ser difícil e as críticas do secretário geral da ONU para os gastos de “biliões de dólares na destruição de sociedades e economias, alimentando ciclos de desconfiança e medo que podem perpetuar-se por gerações”... E o final de 2016 e o início de 2017 não foram nada bons para os defensores da paz.

Os atentados e a guerra fria continuam. Só em dois dias, dois ataques terroristas. Dia 31, 18 mortos em duplo atentado no Iraque, num mercado em Bagdade e, no primeiro dia do ano, 35 pessoas morreram no atentado na discoteca Reina em Istambul, na Turquia. No mesmo dia em que o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-Un veio divulgar que o seu país está em fase final de testes de um míssil balístico intercontinental e depois de ter afirmado em 2016 que a Coreia do Norte se transformou numa “potência nuclear”. Que o bom senso impere e se comece a pensar mais na paz. Foi com esse objectivo que se criaram ONU e UE...

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.