Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

O Associativismo Jovem na ESMS

Mil lutas no caminho de Abril

O Associativismo Jovem na ESMS

Voz às Escolas

2020-12-24 às 06h00

Ana Maria Silva Ana Maria Silva

Este tem sido um ano diferente de todos, mas na escola tudo vai acontecendo. Tentamos, a todo o custo, que a nossa atenção se concentre no que de mais importante existe e pelo qual vale a pena investir as nossas energias: a formação integral dos nossos alunos. Neste contexto, a eleição dos corpos sociais da Associação de Estudantes ganha um relevo especial.
Embora um pouco mais tarde do que o habitual, a campanha para a eleição da Associação de Estudantes 2020-2021 decorreu de 9 a 11 de dezembro e o ato eleitoral teve lugar no dia 14 de dezembro. Acreditamos que a participação dos alunos neste processo é fundamental, pois só desta forma os vencedores poderão sentir que representam os alunos da escola. Por conseguinte, tudo teria de se desenrolar dentro na normalidade possível.
Considerando a situação epidemiológica em que nos encontramos, este ato revestiu-se de características pouco usuais e os cuidados tiveram que ser redobrados. O processo aconteceu de forma a garantir a segurança de todos, mas sem nunca pôr em causa este ato de cidadania que capacita os alunos para serem cidadãos competentes, conscientes e comprometidos.
O ponto alto da campanha foi o debate que decorreu no dia 11 de dezembro, das 09h55 às 11h25, no polivalente da escola. Foi um momento diferente, com cuidados especiais, em que as duas listas que se apresentaram a sufrágio puderam debater, durante cerca de 90 minutos, as ideias mais importantes do seu programa. Durante esses 90 minutos, todos aprenderam de forma diferente, num exercício de cidadania ativa.
Cada turma esteve representada pelo seu delegado, que teve um papel ativo neste processo, enquanto porta-voz da turma que representava. Eles foram portadores de questões relacionadas com assuntos que queriam ver abordados pelos representantes das listas.
De forma inovadora na escola, o debate foi transmitido em direto, através do Facebook. Toda a comunidade educativa teve a possibilidade de assistir ao evento, sem se deslocar fisicamente ao espaço em que este iria decorrer. Foram muitos os que assistiram ao evento em contexto de sala de aula.
Foi um momento de aprendizagem e de formação, e os alunos envolveram-se ativamente na partilha de ideias. A exemplo do ano letivo transato, foi um debate de escola e não um mero debate destinado aos membros das listas.
Ano após ano, os alunos juntam-se com a intenção de fazer mais e melhor pela sua Escola. Guiados pelo sentimento de pertença a uma escola que os vê crescer, os alunos apresentam-se a sufrágio e a lista vencedora trabalha para fazer surgir momentos de companheirismo e de compromisso, de forma a poder ser uma Associação de Estudantes representativa e autêntica.
As atividades que se desenvolvem ajudam à aproximação de todos, possibilitando a coesão e a união de toda a comunidade educativa.
O diálogo que se estabelece entre as diferentes estruturas que compõem a Escola, também permite reforçar essa união. É uma aventura que lhes permite crescer e progredir enquanto alunos e enquanto pessoas conscientes, criativas e comprometidas.
Nas palavras de um ex-aluno e vogal da Associação de Estudantes 2019-2020, José Alexandre Marques, “uma Associação de Estudantes só tem sucesso com uma comunidade escolar de excelência como é a nossa. Juntos trabalhámos. Juntos sorrimos. Juntos partilhámos experiências únicas. Juntos engrandecemos e dignificámos a nossa Escola. Juntos somos autenticamente a Escola Secundária Martins Sarmento!”
Este ano foi a lista P a vencedora, logo na primeira volta, com maioria absoluta. Estão legitimados para trabalhar e implementar as metas a que esta nova Associação de Estudantes da Escola Secundária Martins Sarmento se propôs.
E assim se vai construindo a democracia com o contributo de todos. A Escola tem necessariamente de fazer parte desta missão.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho