Correio do Minho

Braga, sexta-feira

O Campeonato do Mundo de futebol (Rússia 2018) e o consumidor de futebol (I)

Amarelos há muitos...

Escreve quem sabe

2018-06-09 às 06h00

Fernando Viana

Está prestes a começar o Campeonato do Mundo de Futebol FIFA 2018. Terá lugar na Rússia, reúne 32 seleções nacionais (entre as quais a portuguesa) e terá início em Moscovo no dia 14 de junho pelas 16h (o jogo inaugural será entre as equipas da Rússia e da Arábia Saudita) e conclusão prevista para o dia 15 de julho pela mesma hora, também em Moscovo. Esperemos que a nossa seleção marque presença nessa final.
Esta será a 21ª edição da fase final de um Campeonato do Mundo de Futebol, o primeiro a decorrer num país da Europa de Leste. Já para Portugal será a sua sétima participação na fase final de um Campeonato do Mundo e a quinta consecutiva.
Prevê-se que seja o Campeonato com mais telespectadores da história do futebol e todos aguardam com enorme expectativa o desempenho dos seus heróis, sejam eles o luso Ronaldo, o argentino Messi, o egípcio Sallah (que entretanto se lesionou e pode portanto falhar o Mundial...), ou outro qualquer jogador de menor brilho.
Para os portugueses que se deslocam à Rússia para assistir in loco aos jogos recomendamos que consultem o Portal das Comunidades Portuguesas (acessível em www.portaldascomunidades.pt) e façam o download da APP Registo do Viajante. Disponível nos sistemas operativos Android e IOS, a aplicação referida permite, em caso de emergência, a localização dos nacionais desde que nela se encontrem registados e a ativem sempre que viajem.
Já para quem quiser consultar o sítio oficial do Campeonato do Mundo da FIFA 2018 pode aceder a http://welcome2018. com/en/.
No período em que decorre o Campeonato do Mundo de Futebol na Rússia, vigora um regime de entrada específico, denominado FAN ID (acessível em http://www.fan-id.ru). Os portadores de FAN ID não necessitam de visto para entrar na Rússia entre 4 de junho até 15 de julho, antes de ser disputado o jogo final do Campeonato. Os adeptos que entrem na Rússia naquele período e sejam portadores do FAN ID podem permanecer naquele país até 25 de julho. Para obter o FAN ID tem de possuir passaporte válido e bilhete para assistir a, pelo menos, um dos jogos do Campeonato do Mundo de Futebol.
Caso pretenda saber mais sobre este assunto, contacte o CIAB: em Braga: na R. D. Afonso Henriques, n.º 1 (Ed. da Junta de Freguesia da Sé) 4700-030 BRAGA * telefone: 253 617 604 * fax: 253 617 605 * correio eletrónico: geral@ciab.pt ou em Viana do Castelo: Av. Rocha Páris, n.º 103 (Villa Rosa) 4900-394 VIANA DO CASTELO * telefone 258 809 335 * fax 258 809 389 * correio eletrónico: ciab.viana@cm-viana-castelo.pt , ou ainda diretamente numa das Câmaras Municipais da sua área de abrangência ou em www.ciab.pt.

Deixa o teu comentário

Últimas Escreve quem sabe

11 Dezembro 2018

O conceito de Natal

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.