Correio do Minho

Braga, terça-feira

O Concurso Nacional de Leitura em Famalicão

“Novo tabaco” mata 600 mil crianças por ano

Voz às Bibliotecas

2018-04-26 às 06h00

Carla Araújo

Estão apurados os alunos que representarão o concelho de Vila Nova de Famalicão na Fase Regional do Concurso Nacional de Leitura, uma iniciativa lançada pelo Plano Nacional de Leitura, pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e pela Rede de Bibliotecas Escolares, em articulação com as autarquias e os agrupamentos de escolas.

Foi no dia 16 de abril, na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, que se realizou a eliminatória concelhia deste concurso, onde participaram os 23 alunos apurados no 1.º momento, designado de Prova nas Escolas, em representação dos diferentes níveis de ensino dos Agrupamentos de Escolas de Vila Nova de Famalicão, a saber do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco e Agrupamento de Escolas D. Sancho I, de Vila Nova de Famalicão; do Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado, da vila de Joane; do Agrupamento de Escolas D. Maria II, de Gavião; do Agrupamento de Escolas de Pedome, do Agrupamento de Escolas de Gondifelos e da Didaxis Cooperativa de Ensino de Riba de Ave.

Os alunos participantes nesta fase do concurso foram sujeitos à realização de uma prova escrita, eliminatória, sobre as obras que estavam a concurso e, posteriormente, a uma prova oral que compreendia uma prova de leitura expressiva, uma prova de argumentação e uma prova de conhecimento das obras.

As obras a concurso, definidas pelo júri, eram A maior flor do mundo, de José Saramago, para os alunos do 1.º Ciclo; Cartas da Beatriz, de Maria Teresa Maia Gonzalez, para os alunos do 2.º Ciclo; Meia Hora Para Mudar a Minha Vida, de Alice Vieira, para os alunos do 3.º Ciclo, e O Perfume, Patrick Süskind, para os alunos do Secundário.

No final da realização de todas estas eliminatórias, o júri da prova, Anabela Pinto, António Pires e Hilário Pereira, na presença do Sr. Vereador da Educação e Conhecimento, Dr. Leonel Rocha, e do patrocinador dos prémios, António Melo, em representação da Livraria e Papelaria Fontenova, anunciou o nome dos quatro alunos vencedores, um por cada ciclo, que seguirão à fase seguinte do Concurso Nacional de Leitura, a Fase Regional.
O aluno vencedor do 1º CEB foi Pedro Afonso Martins Vale, da EB1 de Joane; do 2º CEB foi Cláudia Isabel Rocha e Silva, da EB2,3 D. Maria II; do 3º CEB foi Maria Alves Gonçalves, da Didáxis Cooperativa de Ensino de Riba de Ave, e do Ensino Secundário foi Laura Viviana Silva Figueiredo, da Escola Secundária Camilo Castelo Branco.

Em data a anunciar brevemente, estes alunos participarão, em representação de Vila Nova de Famalicão, na Fase Regional do concurso, na Biblioteca Municipal da Póvoa de Lanhoso.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.