Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

O contributo e as evidências do projeto “ODS: Juntos Mudamos o Mundo”

Escola Frei Caetano Brandão

O contributo e as evidências do projeto “ODS: Juntos Mudamos o Mundo”

Voz às Bibliotecas

2021-01-28 às 06h00

Carla Araújo Carla Araújo

A Rede Municipal de Leitura Pública de Vila Nova de Famalicão, consciente da importância da Agenda 2030 e dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, definidos pela Organização das Nações Unidas em 2015, tem vido a dinamizar o projeto “ODS: juntos mudamos um mundo”, com o pretexto de dar a conhecer e disseminar junto da comunidade famalicense a temática dos 17 ODS, quer seja através de iniciativas educativas direcionadas para as escolas, quer seja através de iniciativas informativas direcionadas à população em geral.
Como evidência desse trabalho, a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco vem agora dar a conhecer o resultado de duas importantes ações enquadradas no seu projeto “ODS: juntos mudamos um mundo”. Por um lado, e na sequência do Concurso de Escrita Criativa intitulado “tODoS por um mundo melhor”, já se encontra disponível, na versão de livro digital interativo, o primeiro conto que constituirá a coleção digital dos 17 contos representativos dos 17 ODS. Este primeiro livro digital interativo intitula-se “As preocupações de Mariana”, é da autoria dos alunos Alexandre Alves, Ana Rita, Guilherme Santos, Mariana Carvalho e Mariana Maciel, da Escola Básica de Gondifelos, e resulta na interpretação dos autores sobre a temática do ODS1 Erradicar a Pobreza.
Já em processo de adaptação para a versão de livro digital interativo encontram-se mais dois contos, também vencedores da edição 2019/2020, referente ao ODS2 Erradicar a Fome, que será tornado público no próximo mês de março, e ao ODS3 Saúde de Qualidade, que será tornado público no próximo mês de maio.
Por outro lado, e no âmbito das iniciativas informativas para a comunidade em geral, já se encontra também disponível, nas versões papel e digital, a brochura “A tua Europa sustentável”, como resultado da parceria entre a Antena de Informação Europeia de Vila Nova de Famalicão, sediada na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, e o Centro de Informação Europe Direct Minho, sediado no Instituto Politécnico do Cávado e Ave. A brochura “A tua Europa Sustentável” foi pensada para assumir como uma fonte informativa e de consciencialização sobre a temática dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Ao folhear esta brochura o leitor identificará as grandes metas de cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável e encontrará alguns exemplos de boas práticas implementadas a nível europeu e a nível local. No seu conteúdo existem ilustrações que pretendem retratar “um cenário ideal” para cada ODS por forma a que o leitor possa percecionar aquilo que os líderes mundiais se comprometeram a ver alcançado até 2030. Refira-se que o município de Vila Nova de Famalicão aderiu, há cerca de um ano, à Aliança para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em Portugal, uma rede criada em 2016 pela Global Compact Network com o objetivo de criar parcerias para a sua implementação em Portugal.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Bibliotecas

17 Junho 2021

Voz aos Arquivos!

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho