Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +

O design está a passar por aqui

As Bibliotecas e a preservação dos jornais

O design está a passar por aqui

Ensino

2019-04-10 às 06h00

Liliana Soares Liliana Soares

Maré alta, que o design está a passar por Viana do Castelo e são tantas as palavras nítidas que explicam este acontecimento que, às vezes, fico sem fôlego para as conseguir confidenciar e escrever. Viana do Castelo, no Norte de Portugal, é um lugar que existe entre a tradição e a inovação, entre o oceano e o rio e o monte, entre o silêncio das noites brancas de fevereiro e as cores sonoras da romaria de agosto. Este local, onde não nasci, mas que escolhi para viver, permanece e dissemina-se com tal ligeireza que, pelo menos uma vez no ano, a sua existência se confunde com a imagem do país.

Este ano falar-se-á de Viana do Castelo já em Abril para celebrar o design e os estudantes que estão a ser formados nas escolas portuguesas. Viana do Castelo é o cenário da oitava edição do ENED – Encontro Nacional de Estudantes de Design que reúne alunos e profissionais da área do design e outros âmbitos adjacentes. O ENED acontece em Viana do Castelo entre os dias 12 e 14 de Abril de 2019. Este evento, liderado por atuais alunos e ex-alunos das licenciaturas em Design do Produto e Design de Ambientes e estudantes do Mestrado em Design Integrado, é organizado pelo Núcleo Design e pelos cursos de Design do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) com o apoio de diversas entidades regionais e nacionais de carácter empresarial, cultural, académico e institucional.

Subordinado ao tema “Design, Indústria e Artesanato”, o evento oferece várias masterclasses, palestras, exposições, concertos, performances e workshops. A nível internacional destacam-se as participações de Guido Venturini (Milão), Satyendra Pakhalé (Amesterdão), Alessandro Mantia (Barcelona) e Nicholas Baker (Nova Iorque). A nível nacional evidenciam-se as presenças de Fernando Moreira da Silva e Rita Assoreira Almendra (Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design da Universidade de Lisboa) ou Carlos Aguiar (da Universidade do Porto). Por outro lado, da Escola de Design de Viana do Castelo salienta-se a participação conjunta de dois projetos de investigação – a produção científica de um professor e o estudo científico de um aluno. Ou seja, o trompete Almada_trumpet e a guitarra Mai’land Guitar - que, na noite do dia 12 de abril, serão tocados em forma de concerto musical pelos músicos profissionais Gileno Santana e Henrique Neto. A prova de que no politécnico vianense a investigação em design tem aplicação e um envolvimento constante com as empresas da região.

Mas, o que surpreende realmente neste movimento estudantil é a coragem, a persistência, o amor, a resiliência e o trabalho dos (meus) alunos de design de Viana do Castelo. Como intérpretes da sua realidade os estudantes de design do IPVC assumem a mudança como um fator participativo para agirem com um modus operandi presencial, singular e contínuo. Como no ato projetual, nos últimos meses tive a oportunidade de observar como os alunos trabalhavam. Designadamente, usando uma metodologia mista, ora beneficiando das redes sociais para comunicarem ou resolverem questões de última instância, ora percorrendo de automóvel, num trabalho de campo verídico, as escolas de design, de Norte a Sul do país. Todas as semanas, os estudantes saiam da cidade minhota para comunicarem a essência do ENED a outros jovens alunos, passando por cidades como o Porto, Aveiro, Barcelos, Covilhã, Coimbra, Castelo Branco, Caldas da Rainha e Lisboa. Neste momento, são esperados mais de 550 alunos oriundos de todos os pontos do país pelo que a cidade de Viana do Castelo beneficiará cultural, social e economicamente deste fenómeno estudantil.

Que o design é uma disciplina com um pensamento dialético, aberto, transdisciplinar e interdisciplinar e que inclui o universo empresarial, a investigação e o ensino, já se sabia. Falta agora perceber se as entidades locais e nacionais reconhecem, finalmente, que esta forma contemporânea de interpretar a realidade, apoiada na transformação, na cultura e nas pessoas, deve ser entendida como um fator estratégico portador de conhecimento para a sociedade e promotor de sustentabilidade e competitividade.
Nos dias 12, 13 e 14 de abril, o ENED - Encontro Nacional de Estudantes de Design celebra-se em Viana do Castelo com tantos convidados, com cultura e muitos jovens. Durante estes três dias do mês de abril o design estará em maré alta e os designers a passarem por aqui.

LINKS úteis
https://ened.pt
https://www.instagram.com/enedesign/?hl=pt
https://pt-pt.facebook.com/encontroestudantesdesign/
https://www.linkedin.com/in/ened-viana-do-castelo-736514183/

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.