Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +

O Dia do Fundador

Chegou uma banda desenhada de sucesso...

Escreve quem sabe

2014-02-28 às 06h00

Carlos Alberto Pereira Carlos Alberto Pereira

Escuteiros e guias celebraram, no passado dia 22 de fevereiro, o dia do Fundador ou, como dizem as guias, o dia do Pensamento.
Baden-Powell foi o fundador quer dos escuteiros, em 1907, quer das guias, em 1910, ajudado pela sua irmã Agnes e mais tarde, a partir de 1916, pela esposa Olave, a grande dinamizadora do desenvolvimento das guias.
Baden-Powell foi um militar notável, sendo reconhecido como exímio comandante pelos inimigos que combatera, mas também pelo seu país onde foi tratado como herói, sobretudo depois do cerco de Mafeking, na África do Sul.
Em 1899 publicou um livro, na editora London Gale & Polden, Aids to Scouting for N.-C.Os & Men, destinado a batedores do exército e que continha explicações sobre como acampar e sobreviver em regiões selvagens, rapidamente motivou alguns jovens para a prática, por sua iniciativa ou por iniciativa de alguns professores, destas atividades de scouting. Face a esta constatação Baden-Powell reescreveu o livro agora direcionado, já não para militares, mas para os jovens com o título de Scouting for Boys, isto é, Escutismos para Rapazes, tendo sido publicado durante o ano de 1908, em seis fascículos quinzenais.
O Escutismos para Rapazes foi “testado”, no ano anterior, 1907, no acampamento realizado na ilha de Brownsea, com vinte rapazes dos 12 aos 16 anos, organizados em quatro patrulhas - pequenos grupos diz a pedagogia ativa de hoje -, onde transmitiu conhecimentos técnicos visando a autonomia dos jovens e a assunção de responsabilidades, subordinado à ideia de estar sempre preparado para agir em auxílio dos outros.
Curiosidade do destino, o casal Baden-Powell, Robert e Olave, nasceram no mesmo dia: 22 de fevereiro, mas com 32 anos de diferença, ele em 1857 e ela em 1889, por isso, esse foi o dia que internacionalmente se consagrou para celebrar o dia do Fundador ou do Pensamento.
Ainda a este propósito recordar que Baden-Powell visitou Portugal por três vezes, a primeira, no dia 5 de março de1929, em Lisboa, tendo assistido, na capital, a um desfile (do Terreiro do Paço até à Sociedade de Geografia) de 700 Escuteiros do Corpo Nacional de Scouts (atual CNE), da Associação Escoteiros de Portugal (AEP) e da União dos Adueiros de Portugal (UAP - já extinta), que o aplaudem com entusiasmo; sessão solene na sala 'Portugal' da Sociedade de Geografia; tendo sido recebido em Cascais pelo Chefe de Estado que lhe entregou as insígnias da Grã Cruz da Ordem de Cristo.
A segunda, no dia 9 de julho de 1931, no regresso da sua viagem à África do Sul, Baden-Powell visitou novamente os escuteiros da Madeira e a terceira, no dia 12 de abril de 1934, a bordo do paquete Adriatic, atracando na Doca da Rocha do Conde de Óbidos, em Lisboa, acompanhado de sua esposa e 700 Dirigentes ingleses. Devido ao seu precário estado de saúde não pôde sair do barco, mas um garboso desfile com cerca de dois mil Escutas foi ao cais saudar o Chefe Mundial, tendo recebido cumprimento no barco, por parte de uma delegação de escuteiros portugueses.
A revista Flor de Lis, http://www.youtube.com/ /watch?v=9kskZ27G6co&feature=youtu.be, preparou, para este dia comemorativo, um vídeo que retrata a vida de Baden-Powell, e a sua última visita a Portugal, com o testemunho do Dr. Caetano Passos que, à época, com 8 ou 9 anos de idade, era Lobito da AEP e integrou a comitiva de apresentação de cumprimentos, provavelmente o único escuteiro português vivo que cumprimentou pessoalmente o Fundador.

Deixa o teu comentário

Últimas Escreve quem sabe

25 Fevereiro 2020

Acordo UE-UK. O fator Boris

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.