Correio do Minho

Braga, quarta-feira

O estranho desaparecimento de Agatha Christie

O que nos distingue

Ideias

2018-01-11 às 06h00

Paulo Monteiro


Faz hoje 42 anos que morreu Agatha Christie, a escritora britânica conhecida pelos seus livros de romance policial e criadora de inúmeras personagens, entre elas a do inspector Hercule Poirot ou de Jane Marple.
Tinha 85 anos (nasceu a 15 de Setembro de 1890)... e escreveu mais de 80 livros, não só com o seu nome Agatha Christie (o sobrenome era do primeiro marido que sempre manteve apesar de se ter divorciado em 1928) mas também sob o pseudónimo de Mary Westmacott.
Quem não leu já um dos seus livros ou viu um filme com as suas pesonagens ou seguiu uma série televisiva? Certamente milhões de nós. Por isso, Agatha desperta sempre a nossa curiosidade e a nossa leitura por ser fabulosa no enredo que coloca nos seus romances policiais.
Os seus livros bateram recordes. ‘As 10 figuras Negras’ faz parte do top 10 dos mais vendidos no Mundo, se bem que ‘Um crime no Expresso do Oriente’ seja o mais emblemático.
Mas... ele própria, na sua vida pessoal tem inúmeras histórias. A melhor? O seu desaparecimento. Conta-se rápido: um certo dia o marido (Archie) chegou a casa e disse-lhe que tinha uma amante (Nancy Neele) e que ia passar o fim-de-semana com ela para longe. Agatha nesse mesmo dia, à noite, pegou numa mala e no carro e ‘desapareceu’. Durante 16 dias ninguém soube dela. O carro foi encontrado com os faróis ligados, uma carteira... o que adensou mais o mistério. Todos andaram à sua procura enquanto ela, calmamente se hospedava num hotel em Harrogate, com o nome de Teresa Neele (o mesmo sobrenome da amante do marido) e vivia a vida, com alegria... tal e qual uma das suas misteriosas histórias!

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

19 Dezembro 2018

Parabéns ao IPCA

18 Dezembro 2018

O seu a seu dono!

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.