Mais ação e dedicação pela saúde dos portugueses
Voz às Escolas
2023-07-17 às 06h00
Encontram-se as escolas numa fase de grande correria contra o tempo, entregues ao encerramento de um ano que termina e à preparação de um novo, que querem bem estruturado, bem suportado e, consequentemente, sereno e produtivo.
Longe vai o tempo em que os edifícios escolares descansavam de movimentação, azáfama e correrias durante um longo tempo de verão, carregando as forças para recomeçar as dinâmicas educativas com toda a energia em meados de setembro, há muito tempo atrás, de outubro.
As escolas não descansam no verão. Terminadas as atividades letivas, inicia-se um conjunto de reuniões, sessões pedagógicas, avaliações, análises estatísticas e contabilísticas, atividades, tarefas, preocupações, afazeres, criações, negociações, invenções, remodelações,….
Após a avaliação final dos alunos eis que se entregam as equipas de trabalho (docentes e não docentes) aos processos de matrículas, transferências, constituição de turmas, distribuição dos alunos heterogeneamente, de professores por todos os grupos, turmas e disciplinas, tarefas, de respostas a recursos, reclamações, esclarecimentos. Educadoras, professores titulares de turma e de disciplina, diretores de turma, coordenadores de ano, de departamento, de clubes, projetos, assistentes técnicos e operacionais…., multiplicam-se para atender a todas as necessidades de organização dos espaços, de organização escolar e pedagógica para deixar bem preparado o trabalho. Importa que o início do próximo ano possibilite um recomeço carregado de energias para atingir excelentes resultados.
As provas finais do ensino básico e secundário, as provas de equivalência à frequência, e tantas outras, mobilizam um enorme conjunto de profissionais num rigoroso processo de vigilâncias, classificações e reapreciações. São procedimentos exigentes, devendo cada escola garantir o distinto cumprimento das normas estabelecidas.
A devolução do computador, dos manuais escolares, responsabilidade dos encarregados de educação (a maioria dos alunos são menores) são trabalho acrescentado nestes últimos anos. Em especial, a devolução dos livros emprestados pelo Ministério da Educação no início do ano deve ser feita agora, em bom estado de conservação para que possam no ano seguinte servir outro aluno. O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória garante o desenvolvimento de competências que passam pela responsabilidade de todos na construção de um mundo melhor, mais sustentável, no qual somos responsáveis pelos nossos atos e pelas boas condições de vida neste planeta de todos.
No AE André Soares decorre ainda o programa INCLUIR férias de Verão, um extraordinário exercício de cidadania, um programa meticulosamente pensado para envolver todos os alunos cujas famílias necessitem, a prestação de um serviço à comunidade, num tempo em que as respostas sociais são cada vez mais um apelo a cada cidadão. Sendo este programa da responsabilidade da Câmara Municipal de Braga (parceria com a Cooperativa de Ensino Artístico) e decorrendo nas escolas, é também um dever de todos os agentes educativos, de todos os Agrupamentos, de todos os profissionais que neles trabalham com estes alunos que tanto necessitam de respostas adequadas às suas necessidades.
No verão preparamos as escolas para, em setembro, abrirem as portas a um enorme grupo de crianças e alunos com um plano preparado intencionalmente para o desenvolvimento de boas aprendizagens, competências e valores, imperativos para a sua boa formação!
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário