Em altura de maior confinamento, não perca a leitura de vista
Escreve quem sabe
2012-10-26 às 06h00
Decorreu, no passado fim de semana, uma das mais emblemáticas atividades escutistas mundiais: o Jamboree no ar, iniciada em 1958, vai pois na sua 55ª edição, mas desde 1997, graças ao desenvolvimento das tecnologias da informação e da comunicação e à democratização da navegação na internet, juntou-se, a esta atividade tradicional, o Jamboree na internet e há 16 anos que as duas são realizadas em simultâneo, sendo, naturalmente, complementares.
Assim, o JotaJoti, como é conhecida no movimento escutista, é o encontro e reencontro de todos os escuteiros que o desejam, surfando nas ondas do éter ou navegando na internet. É a maior atividade escutista, tanto sob o ponto de vista da territorialidade conhecida, como da participação de escuteiros de todo o mundo. A sua dimensão universal é reconhecida pelo seu valor educativo, sobretudo na vertente da formação do cidadão do mundo e da construção da paz.
“De que tamanho é o teu mundo?” foi o tema para o JotaJoti deste ano escutista que, no Corpo Nacional de Escutas, é dedicado a Pedro e a João Paulo II e, na Igreja Católica, consagrado como um ano da Fé. Este tema permite uma resposta de geometria variável, desde logo, porque o jamboree no ar ou na internet, por definição, não tem barreiras nem limites e, de igual modo, a Fé também é ilimitada e não há barreiras que a coloque em cativeiro.
Nestes contextos, da comunicação e da Fé, o nosso mundo é infinito, a sua única limitação somos nós próprios, sim cada um de nós! É verdade que, se o ser humano quiser, o infinito pode ser o seu único limite.
Para isso, temos que ver o mundo como uma oportunidade para nós e para os outros, onde todos temos uma missão que é, antes de tudo, pessoal, mas, acima de tudo, coletiva ou universal: o nosso contributo individual é fundamental para que a nossa missão de cidadão, de escuteiro e de cristão se materialize na construção de um mundo melhor que só o será, se nos mantivermos permanentemente como par entre pares, como amigo entre amigos e como irmão entre irmãos.
No passado fim de semana, jovens da Associação Guias de Portugal, da Associação dos Escoteiros de Portugal e do Corpo Nacional de Escutas, ajudados por um grande número de radioamadores, pertencentes ou não ao movimento guidista e escutista, vieram a aventura de, surfando nestas ondas e fazendo cada vez mais contactos e amizades, poderem contribuir para que o infinito seja, de facto, o seu único limite.
Estes contactos, com jovens de todo o mundo, dão uma nova dimensão à percepção que os nossos escuteiros criam do mundo onde vivem, podendo melhor compreender a sua dimensão global, mas também reconhecendo que há, em todos os continentes, escuteiros como eles, que estão irmanados nos mesmos valores e nas mesmas vivências e descobrindo que, apesar de tudo isto, têm caraterísticas específicas, fazendo que todos sejam iguais e simultaneamente diferentes.
Assim se vai desenvolvendo o espírito de compreensão e de colaboração entre os povos, alicerçado em tudo aquilo que os une, que é, de longe, muito superior ao que os diferencia, apreendendo, desta forma, o significado da fraternidade universal escutista e, cada um à sua dimensão, dando o seu contributo para a construção de um mundo melhor.
22 Janeiro 2021
22 Janeiro 2021
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário