Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

O lítio e o futuro

Uh Uh, os meus óculos de Sol- Novas regras balneares durante a pandemia

O lítio e o futuro

Ideias

2019-10-11 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

A questão do lítio divide muita gente. Mas o lítio é o futuro. É o caminhar para uma energia mais verde. Menos poluente. E nada fóssil. John B. Goodenough, M. Stanley Whittingham e Akira Yoshino venceram o Prémio Nobel da Química 2019 “pelo desenvolvimento de baterias de lítio”, contribuindo assim para “um mundo recarregável”, segundo a justificação do Comité do Nobel para atribuição do prémio a estes três gigantes da ciência. Uma bateria que significa o futuro. Significa o andar rapidamente para o fim das energias fósseis e o avançar para energias de fontes renováveis, já que as baterias de lítio também podem ter grande componente de energia solar e eólica. A bateria de lítio é o futuro... Está no nosso dia a dia, e a todas as horas; é leve, é recarregável, é usada em praticamente tudo e são usadas por nós em quase tudo... nos telemóveis, nos computadores, nos carros eléctricos que finalmente vieram para ficar. Tudo para uma energia mais limpa, mais saudável, mais verde.

Por isso... há que tomar opções. Há que aproveitar os nossos potenciais em relação ao lítio. E ontem Braga assistiu à prova da importância do lítio. Nem de propósito. Pedro Ferreira, investigador do Laboratório Ibérico de Nanotecnologia defendeu que o lugar de Portugal na exploração de lítio deve ir além da extracção e passar pelo ciclo produtivo, apontando as baterias como a tecnologia do futuro. E disse mais: “é importante fazer uma avaliação rigorosa do que significa a extracção. Há também um efeito psicológico. Tem que ser devidamente estudada e acautelada em termos do que significa para as populações e para o ambiente”. O tema é premente. Já não aceita nenhum atraso. Tem de ser discutido de imediato. É que podemos perder o comboio do futuro, quando podemos ter mesmo debaixo dos nossos pés uma “galinha de ovos de ouro” que poderá ser benéfica para todos nós!

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

02 Junho 2020

O PS e as presidenciais

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho