A culpa
Ideias
2019-10-11 às 06h00
A questão do lítio divide muita gente. Mas o lítio é o futuro. É o caminhar para uma energia mais verde. Menos poluente. E nada fóssil. John B. Goodenough, M. Stanley Whittingham e Akira Yoshino venceram o Prémio Nobel da Química 2019 “pelo desenvolvimento de baterias de lítio”, contribuindo assim para “um mundo recarregável”, segundo a justificação do Comité do Nobel para atribuição do prémio a estes três gigantes da ciência. Uma bateria que significa o futuro. Significa o andar rapidamente para o fim das energias fósseis e o avançar para energias de fontes renováveis, já que as baterias de lítio também podem ter grande componente de energia solar e eólica. A bateria de lítio é o futuro... Está no nosso dia a dia, e a todas as horas; é leve, é recarregável, é usada em praticamente tudo e são usadas por nós em quase tudo... nos telemóveis, nos computadores, nos carros eléctricos que finalmente vieram para ficar. Tudo para uma energia mais limpa, mais saudável, mais verde.
Por isso... há que tomar opções. Há que aproveitar os nossos potenciais em relação ao lítio. E ontem Braga assistiu à prova da importância do lítio. Nem de propósito. Pedro Ferreira, investigador do Laboratório Ibérico de Nanotecnologia defendeu que o lugar de Portugal na exploração de lítio deve ir além da extracção e passar pelo ciclo produtivo, apontando as baterias como a tecnologia do futuro. E disse mais: “é importante fazer uma avaliação rigorosa do que significa a extracção. Há também um efeito psicológico. Tem que ser devidamente estudada e acautelada em termos do que significa para as populações e para o ambiente”. O tema é premente. Já não aceita nenhum atraso. Tem de ser discutido de imediato. É que podemos perder o comboio do futuro, quando podemos ter mesmo debaixo dos nossos pés uma “galinha de ovos de ouro” que poderá ser benéfica para todos nós!
18 Janeiro 2021
17 Janeiro 2021
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário