Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +

O mérito para todos

Covid-19 e as ciberameaças: não custa nada estar atento

O mérito para todos

Voz às Escolas

2019-01-23 às 06h00

João Graça João Graça

No dia 18 de janeiro decorreu a Cerimónia de Entrega dos Prémios de Mérito e Valor da Escola Secundária de Vila Verde aos nossos alunos, qua contou com a presença de professores, famílias , representantes do Município e das freguesias de origem dos alunos, bem como das entidades parceiras da nossa escola.
Falar da Escola Secundária de Vila Verde é sinónimo de relações de proximidade e de entrega. Todos os dias, todos e cada um de nós, dão o melhor de si para os alunos, pelos alunos, numa lógica de promoção do mérito e do valor, numa lógica de ajudar a descobrir, numa lógica de apontar caminhos.
Fernando Pessoa disse "O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, factos inexplicáveis e pessoas incomparáveis". Essas pessoas incomparáveis são os nossos professores, os nossos assistentes, focados em torno da essência do que é/deve ser a escola, e essa essência são os nossos alunos!
As palavras de Pessoa espelham o que somos, enquanto escola! Para a grande maioria dos nossos alunos a sua passagem na nossa escola, deve perdurar para além da soma dos dias, da soma dos anos.
Em cada aluno da nossa escola deve perdurar o carinho dos professores que os amam, os mimam e os ouvem. Devem perdurar as atividades da escola, as visitas de estudo, os clubes, os projetos, as semanas temáticas, as atividades e torneios desportivos.
Em cada aluno perduram amores, desamores, sucessos e insucessos.
Em cada aluno gostaríamos que perdurasse a cerimónia de entrega destes prémios porque como disse Jorge Luís Borges, ensaísta e escritor argentino: “O tempo não existe. É apenas uma convenção”.
Gostaríamos que perdurassem os momentos inesquecíveis feitos por pessoas incomparáveis para pessoas incomparáveis que marcaram esta instituição ao longo dos anos, por vezes de um modo indelével, por vezes intensamente.
Mas uma escola que atrai alunos deve ser moderna, adequada a novos valores e referencias nacionais e da região em que se insere e claro à sociedade atual. Deve saber recentrar-se e modernizar-se, abrir-se ao mundo, crescer com ele, evoluir para atrair novos públicos. A ESVV procurou ser um polo de atração e de modernidade para os nossos alunos, procurou ser um polo agregador dos seus interesses procurou potenciar este sentimento de pertença a Vila Verde, ser uma escola inovadora e de vanguarda. Procurou ousar e ir mais além, extravasar programas e conteúdos, não se confinar, não se limitar, ser criativa, ir ao encontro do aluno.
Procurou não ser meramente transmissora de conteúdos, procurou ajustar-se aos contextos sociais dos nossos alunos, fazer perdurar as nossas tradições, manter a narrativa dos factos do passado, projetar presente e futuro adequar factos e histórias da nossa terra ao currículo nacional, numa lógica coletiva de amar a terra e as suas raízes para que não se perca a sua/nossa identidade, sem qualquer tipo de chauvinismo subjacente a esta preocupação .
Assim, recriamos habitats sociais dos alunos dentro da escola, nos espaços de lazer, nas salas de aula, na biblioteca, no exterior para permitir esta noção de familiaridade, de casa que a escola deve ser. Mas importa ainda ressaltar que a escola não se pode encerrar ou confinar ao espaço físico em que se insere , para tal procuramos envolver as famílias no permanente diálogo como forma de reforçar o papel da escolarização, da valorização das características e aptidões dos seus filhos, numa lógica de construção coletiva.
Procuramos proporcionar condições que potenciem a promoção do sucesso! A nossa máxima é a valorização do aluno! Todas estas mudanças prendem-se com vontade de criar mecanismos para que o aluno descubra os seus talentos
Esta é uma escola centrada nos alunos e na promoção do Mérito, uma escola que vive uma mudança de paradigma! Uma mudança de paradigma centrado no conhecimento, para um paradigma centrado no desenvolvimento de competências, mobilizadoras de conhecimentos, de capacidades e de atitudes, adequadas aos exigentes desafios destes tempos ajustada ao Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, centrado num conjunto de competências. Exige-se à escola que “contribua para o desenvolvimento de valores e de competências dos alunos que lhes permitam responder aos desafios complexos deste século e fazer face às imprevisibilidades resultantes da evolução do conhecimento e da tecnologia.”. Exige-se à escola a adoção de uma abordagem pedagógica interdisciplinar que não se coaduna com a prevalência de uma lógica disciplinar do passado. Exige-se à escola que o professor deixe de assumir o seu papel central no processo de ensino e aprendizagem para assumir um papel de orientador das aprendizagens deixando de ser um mero transmissor de conhecimentos.
Todas estas mudanças visam o mesmo objetivo, que cada aluno encontre o seu mérito!
Mas o que é o mérito? A redução do essencial a um valor, a um número? O mérito é o resultado de trabalho, do esforço, do acreditar, superar, ousar e sobretudo nunca desistir, ser resiliente.
O mérito está na nossa vontade de fazer acontecer! A todos aqueles que a ESVV entregou prémios de mérito, de excelência de valor, deixamos o nosso reconhecimento, a nossa valorização, o nosso orgulho! A estes dizemos para continuar! O mérito não se esgota num momento, num prémio! Gostaríamos de dizer que os nossos professores estão atentos, que a escola está atenta! Queremos potenciar o que há de melhor em cada um dos nossos alunos!
Queremos o mérito para TODOS!
Dalai Lama disse “Deve dar-se a quem se ama: asas para voar, raízes para voltar e motivos para ficar.” É isso que queremos com esta cerimónia dar-vos asas, raízes e motivos para ficarem com a ESVV, para voltarem sempre à ESVV porque a ESCOLA faz-se com TODOS!

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

02 Abril 2020

Inteligência emocional

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho