Correio do Minho

Braga, quinta-feira

O Minho e o Algarve... o bem receber

Diplomas em tempo de 130.º aniversário

Ideias

2017-08-16 às 06h00

Paulo Monteiro

A diferença entre o sul e o norte é muito significativa. Então entre o Minho e o Algarve é gritante. Falo do turismo e como são tratados os portugueses e os estrangeiros. É bem verdade que o Algarve mudou muito. E nem todos são iguais. Já fomos, nós portugueses, mal tratados no sul por não sermos estrangeiros, mas mesmo assim ainda ficaram alguns resquícios que não são nada bons.
E há gestos que às vezes nos deixam boquiabertos.
E uma história que me apetece contar: algures num restaurante em Altura, todas as mesas estão cheias, e muitas são as pessoas à espera. O empregado vai registando quem chega e o seu número. Várias famílias numerosas. O restaurante tinha a particularidade de ter várias mesas para 10 pessoas, outras para oito, outras para quatro, e ape- nas uma para duas pessoas.
Um casal começava a ver as pessoas passar à frente. A determinada altura registaram que as mesas afinal podiam ser separadas. Mas nada. Todos passavam à frente. Um grupo de seis pessoas observava. O casal a determinada altura quando uma mesa ficou vaga interpelou o empregado: “desculpe mas agora somos nós”. O empregado com toda a lata do mundo respondeu: “os senhores são ali, naquela mesa para dois, Vão ocupá-la quando estiver vaga”. Num ápice foram embora. O grupo de seis foi solidário com aquela atitude. E os empregados lá continuaram o seu trabalho como se nada se passasse.
No norte... esta hitória é bem diferente e pode ter três versões: ou se retira logo uma mesa para as duas pessoas, ou têm direito a uma mesa que fique vazia ou em última instância juntam-se a outro casal... dependendo da lata do ‘patrão’.
É bem diferente. A diferença está na atitude. É por isso que o Minho é único!

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.